28/05/2024 às 11h25min - Atualizada em 28/05/2024 às 11h25min

Prefeitura amplia avaliação oftalmológica para alunos de escolas municipais

- prefeitura.pbh.gov.br
Divulgação/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou as avaliações oftalmológicas nas escolas municipais da capital e os alunos do ensino fundamental, de 6 a 15 anos, estão passando por testes para verificar a acuidade visual. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que, ainda neste ano, cerca de 85 mil estudantes façam os exames. 

No momento, as ações já estão sendo realizadas nas escolas das regionais Barreiro, Nordeste e Venda Nova e serão ampliadas para as instituições municipais de Ensino Fundamental de toda a capital. O projeto está em andamento desde 2022 e cerca de 15 mil alunos já foram avaliados nesses anos. Para alcançar um maior número de estudantes, foi feita uma reformulação e, agora, o município conta com a participação de prestadores, que possibilitaram a ampliação da oferta. Além disso, há recursos de emenda parlamentar e do Projeto Miguilim, do governo do estado.

O projeto tem objetivo de detectar possíveis erros de refração não corrigidos (ERN) causadores de baixa acuidade visual, o que pode acarretar prejuízo no aprendizado, com a consequente repetência escolar, evasão e baixa autoestima, entre outros efeitos que interferem na vida social e escolar das crianças. O teste é feito por equipes de profissionais dos prestadores de serviços de oftalmologia do município.

Aqueles alunos que apresentam problemas oftalmológicos são encaminhados para consulta especializada, com garantia, quando necessário, de receberem óculos. Cabe destacar que uma vez admitidos no serviço de oftalmologia, toda a linha de cuidados, que inclui tratamento clínico e, se necessário, cirúrgico, está garantida e será realizada pelo prestador.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.