Está cada vez mais perto sua chance de ingressar no curso superior. Pois foram abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2024. No entanto, é necessário ter atenção ao prazo, os candidatos podem se inscrever até o dia 07 de junho.
Para os moradores do Rio Grande do Sul, devido à tragédia climática, haverá prorrogação do prazo. Entretanto, a data ainda será divulgada pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A taxa de inscrição para o Enem 2024 é de R$ 85 e os moradores do Rio Grande do Sul terão isenção deste valor. Para demais participantes, o pagamento da taxa deve ser feita até o dia 12 de junho.
O Enem foi criado em 1998 e, inicialmente, o objetivo do exame era apenas avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, além do desempenho e capacidade lógica dos estudantes.
Porém, nos dias de hoje, o Enem é considerado a maior prova de ingresso às faculdades e universidades do Brasil. Por meio da nota no exame, o alune que concluiu o ensino médio não precisa presar vestibular e, ainda, pode conseguir acesso a bolsas de estudos parciais ou integrais, através de programas como ProUni, Fies e Sisu.
Assim como diz a sigla, o intuito do Enem é avaliar o desempenho de alunos do Ensino Médio, mas pessoas que não concluíram este nível de escolaridade podem prestar o exame como “treineiros”.
Além disso, estudantes menores de 18 anos também podem fazer as provas do Enem 2024 com o objetivo de avaliar seus conhecimentos. Nesse sentido, não existe idade mínima para participar do programa.
Da mesma forma, não há idade máxima para fazer a prova do Enem. Isso significa que pessoas já formadas na faculdade que querem prestar uma segunda graduação ou testar seus conhecimentos, pessoas que já concluíram o ensino médio há bastante tempo e até mesmo idosos podem fazer o exame, sem nenhum problema.
As provas do Enem 2024 serão aplicadas em dois domingos seguidos e a data prevista para este ano são os dias 3 e 10 de novembro.
Trata-se de uma prova extensa, composta por questões que exigem atenção, interpretação, dissertação e cálculos. Nesse sentido, no exame contém 1 redação e 180 questões das seguintes disciplinas:
- Literatura,
- Língua Portuguesa,
- Inglês,
- Artes,
- Educação Física,
- Comunicação,
- Tecnologia da Informação,
- História,
- Filosofia,
- Sociologia,
- Geografia,
- Química,
- Física,
- Biologia,
- Matemática.
Vale destacar que a prova do Enem 2024 é feita sob responsabilidade do Ministério da Educação - MEC, em parceria com o Inep. Para que o processo seja realizado da forma mais organizada possível, é fundamental que o aluno siga as regras estipuladas pelo programa, em que se destacam:
- Utilizar caneta esferográfica preta com tubo transparente;
- Levar carteira de identidade ou outro documento com foto;
- Atenção aos horários de abertura e fechamento dos portões, sendo 12h às 13h;
- As provas se iniciam às 13h30 e terminam às 19h no primeiro dia. No segundo domingo, o término é às 19h30;
- É proibido o usar o celular e e aparelhos eletrônicos, como relógio;
- Proibido também usar calculadora;
- É permitido ir ao banheiro, desde que esteja acompanhado por um fiscal.
As inscrições do Enem 2024 são realizadas no portal do Inep, por meio do login e senha do sistema gov.br. Preparamos um tutorial que pode te ajudar nesta etapa tão importante, confira:
1. Acesse a página de inscrições do Enem 2024, clicando aqui;
2. Depois, clique no botão azul, escrito “Inscrição”;
3. Preencha os dados solicitados pela atendente virtual que inclui eu nome, CPF, endereço e se possui alguma condição especial para realizar as provas;
4. Posteriormente, preencha o Questionário Socioeconômico;
5. Por fim, envie uma foto sua e confirme sua inscrição.
No entanto, sua inscrição só será efetuada se você fizer o pagamento do boleto no valor de R$ 85. Porém alguns candidatos podem ter direito à isenção no valor de inscrição. Veja se você tem direito à gratuidade na inscrição do Enem 2024:
- Ter cursado o Ensino Médio na rede pública de ensino;
- Se fez o Ensino Médio em escola particular, ter participado como bolsista e com renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita;
- Ter inscrição no CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.