27/05/2024 às 11h05min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h00min

Projeto Cidade Viva propõe revitalização de espaço público de Descalvado

Bate-papo com o artista Diego DGOH para início do processo no bairro acontece no dia 5 de junho 

POMBO CORREIO ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
Arquivo Lucas Silveira – Divulgação – Imagem ilustrativa de um mural pintado na edição anterior do Cidade Viva

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa e ROYAL CANIN® apresentam
Projeto Cidade Viva propõe revitalização de espaço público de Descalvado com participação da comunidade

Bate-papo com o artista Diego DGOH para início do processo no bairro acontece no dia 5 de junho 

A 2ª edição do projeto Cidade Viva pretende revitalizar um espaço público em Descalvado, no interior de São Paulo, a partir de uma intervenção artística desenvolvida, planejada e executada coletivamente por moradores da comunidade junto a especialistas em diversas áreas (arquitetos, designers e produtores culturais). 

A intervenção visa a transformação da Biblioteca Comunitária Profª Zilah Hildebrand de Lima Mussolin. O projeto conta com duas palestras sobre muralismo para os alunos da Escola Estadual José Ferreira da Silva, com o artista Diego DGOH, marcadas para o dia 5 de junho, às 11h e às 17h, no auditório da biblioteca.

O projeto Cidade Viva acontece em quatro etapas: diagnóstico, projeto, realização e, por último, acompanhamento. A ideia é trabalhar cada etapa para promover o relacionamento interpessoal, afetivo e participativo entre as pessoas envolvidas, além de fortalecer uma relação entre governo, empresas e população local.

Na primeira etapa, a do Diagnóstico, foi feito um mapeamento dos talentos e dos recursos existentes na comunidade, como levantamento urbanístico, histórico e afetivo do bairro, e identificação de instituições, iniciativas e líderes locais que possam contribuir com o projeto. 

A segunda etapa, de Projeto, trata de rodas de conversa e oficinas de co-criação para o levantamento das reais demandas dos frequentadores dos espaços comunitários. 

A hora de colocar a mão na massa é a próxima etapa, da Realização, em que o projeto será executado na Biblioteca Comunitária Profª Zilah Hildebrand de Lima Mussolin. E, no dia 15 de junho, das 11h às 12h30, ainda acontece um evento aberto ao público para inauguração da obra.

O Cidade Viva é realizado com recursos do ProAC Editais e patrocínio da ROYAL CANIN® “É muito importante revitalizar espaços públicos através de intervenções artísticas para aproximar ainda mais o público da arte e gerar mais pertencimento com a comunidade.” diz Lucas Silveira, produtor executivo responsável pelo projeto.

Apoiar iniciativas que impactem positivamente as pessoas faz parte do compromisso da ROYAL CANIN®. “Reconhecemos a importância de preservar espaços públicos e mantê-los ativos com atividades que favoreçam a comunidade local. Estamos muito felizes em contribuir com esse projeto em Descalvado, onde está localizada a nossa fábrica no Brasil”, reforça Carla Pistori, Diretora de Assuntos Corporativos da Royal Canin Brasil.

2ª edição do Cidade Viva

A 2ª edição do Projeto Cidade Viva traz uma obra emblemática do artista Diego DGOH. Este projeto representa um marco na integração da arte urbana com a comunidade local, promovendo uma urbanização inclusiva, sustentável e culturalmente rica.

Além de transformar visualmente a cidade, o Projeto Cidade Viva - 2ª edição promove a sustentabilidade e a gentileza urbana, criando condições propícias para ações positivas adicionais. Inserida nas atividades cotidianas em espaços públicos movimentados, a abordagem colaborativa contribui para o fortalecimento das redes territoriais e para o desenvolvimento de pessoas, grupos e lugares, fomentando a cultura de inclusão e a coletividade em territórios historicamente marginalizados, além de promover parcerias eficazes nos âmbitos públicos, público-privados e privados.

O Projeto Cidade Viva - 2ª edição desempenha um papel crucial na proteção do patrimônio cultural brasileiro, focalizando na revitalização do espaço público por meio da técnica de muralismo. O projeto visa levar arte e cultura às comunidades com pouco acesso a diferentes linguagens e expressões artísticas contribuindo para a proteção e a celebração da diversidade cultural, uma representação autêntica e significativa da identidade cultural local.

Sobre a ROYAL CANIN®

A ROYAL CANIN®, marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, parte do Grupo Mars Inc., foi fundada pelo Médico-Veterinário Dr. Jean Cathary, em 1968. Ao longo dos anos, ultrapassou os limites da nutrição e do conhecimento, sempre pautada em ciência e observação, para o desenvolvimento de dietas que atendam as necessidades individuais de cada pet, conforme sua idade, raça, porte, estilo de vida ou sensibilidade específica. Operando em 120 mercados, conta com mais de 8.000 associados ao redor do mundo, dentre eles 500 Médicos-Veterinários e Nutricionistas. Administra 16 fábricas e 2 pet centers, incluindo 1 centro de inovação e 7 laboratórios da rede Mars. No Brasil desde 1990, sua fábrica está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, e disponibiliza mais de 250 diferentes alimentos disponíveis em canais especializados, em mais de 15 mil pontos de vendas no país. A ROYAL CANIN® se preocupa em gerar valor não somente para os pets, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Para saber mais visite o site: https://www.royalcanin.com/br.

Informações para imprensa - ROYAL CANIN®

InPress Porter Novelli - [email protected]

 

Serviço

Cidade Viva – 2ª Edição – Descalvado (SP)

Artista: Diego DGOH

Pintura do mural: de 27 de maio a 14 de junho (15 dias corridos para a execução completa do projeto)

 

Palestras de Diego DGOH sobre Muralismo - para alunos da Escola Estadual José Ferreira da Silva
Quando: 5 de junho, às 11h e às 17h
Onde: Auditório da Biblioteca Comunitária Profª Zilah Hildebrand de Lima Mussolin - R. José Ferreira, 324 - Centro, Descalvado

 

Evento de inauguração da obra - aberto ao público

Quando: 15 de junho, das 11h às 12h30

11h - Inauguração Oficial com presença de autoridades e artista

11h45 - Atração musical com DJ convidado

Local: Biblioteca Comunitária Profª Zilah Hildebrand de Lima Mussolin - R. José Ferreira, 324 - Centro, Descalvado


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.