27/05/2024 às 10h01min - Atualizada em 27/05/2024 às 10h01min

Espetáculo "Let´s Play That"

- BH EVENTOS
Foto: ashlley melo

Vida e obra de Torquato Neto saem da literatura para o teatro, com “Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, espetáculo que é um híbrido de recital de poesia, show, jogo, aula, debate e stand-up. A montagem faz parte de um projeto que marca os 50 anos de morte do poeta piauiense e tem atuação e criação do ator Tuca Andrada, a partir da leitura da antologia “Torquatália”, de Paulo Roberto Pires. 

Para a produção da peça foram convidados os músicos Caio Cesar Sitônio, que assina a direção musical, e Pierre Leite, que assina a sonoplastia. Tuca Andrada também divide a direção com Maria Paula Costa Rêgo. A peça estreou em Recife, em 2023, com sessões esgotadas e, agora, chega ao CCBB BH, para temporada entre os dias 24 de maio e 24 de junho, de sexta a segunda, às 19h. Os ingressos serão vendidos a partir de 15 reais, no site CCBB.COM.BR/BH e na bilheteria do CCBB. 

Neste espetáculo, sem quarta parede e com duração de 80 minutos, Tuca Andrada apresenta as impressões e marcas que teve ao se envolver com a obra do poeta piauiense Torquato Neto e convoca o público a interagir: perguntando, fazendo críticas e tirando dúvidas. Tudo isso torna a montagem sempre renovada a cada apresentação, uma reconstrução em si mesma.

“Let´s Play That ou Vamos Brincar Daquilo” se desenvolve numa arena ou semi-arena onde o público, jovem e adulto, está dentro da ação. Como se numa roda de amigos, Tuca Andrada começa a contar a história de um artista inclassicável / não enquadrável, sobre qualquer aspecto, e o efeito produzido nele. No palco, o mundo e o tempo de Torquato Neto tomam conta do ator e ele narra sua visão da história, com a ajuda apenas de um banco, sonoplastia, música, dança e com um chão coberto com poesias do Poeta.

Não há efeitos grandiosos de luz, apenas climas que vão se estabelecendo com o decorrer da peça. O figurino também é simples, sendo apenas uma calça e camiseta brancas. A ideia é retomar a simplicidade do contador de histórias, do repentista, do cantador de feira que apenas com a voz e o corpo conduz a audiência para fora do tempo presente, transportando-a para outros universos. 

E os universos de Torquato são muitos: poeta, jornalista, agitador cultural, compositor, cineasta, ator e um dos ideólogos do movimento mais importante na cultura brasileira, na segunda metade do século XX, a Tropicália. Torquato era, antes de tudo, um apaixonado pelo Brasil e pelas diversas formas de comunicação. Apesar de uma vida curta – se matou aos 28 anos, em 1972 – mudou radicalmente a maneira de se fazer poesia e jornalismo no país. Nunca publicou um único livro em vida, mas sua obra continua reverberando em muitos artistas brasileiros até hoje, haja vista o presente espetáculo.

SINOPSE
“Let´s Play That, ou Vamos Brincar Daquilo” narra o encontro do ator Tuca Andrada com a vida/obra do artista Torquato Neto e o efeito produzido desse encontro em sua própria vida. O espetáculo é um híbrido de recital de poesia, show, jogo, aula, debate e stand-up. Um espetáculo sem quarta parede, em que o ator se comporta como se estivesse numa roda de amigos contando uma história.

Circuito Liberdade 
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

SERVIÇO: Let´s Play That, ou Vamos Brincar Daquilo, com Tuca Andrada
Quando: 24 de maio a 24 de junho
Temporada: Sexta a segunda
Horário: 19h 
Local: Teatro II – CCBB BH – Praça da Liberdade
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), disponíveis no site CCBB.COM.BR/BH e na bilheteria do CCBB BH.
Sessão em Libras e bate-papo após o espetáculo: 15/06 (sábado)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.