27/05/2024 às 09h24min - Atualizada em 27/05/2024 às 09h24min

BH terá vacinação contra gripe, dengue e pólio nesta segunda; veja horários, locais e público-alvo

Imunizantes são oferecidos de forma gratuita em diversos pontos da capital

Pedro Melo - hojeemdia.com.br
(Rovena Rosa / Agência Brasil / Arquivo)

Inicia nesta segunda-feira (27) a  Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio em Belo Horizonte. Além do imunizante, a capital também convoca a população para a vacinação contra a gripe e a dengue. As doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos 152 centros de saúde da capital. A mobilização vai até o dia 14 de junho.

O objetivo é imunizar todo o público menor de 5 anos, com aplicações que serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação. O esquema vacinal para menores de 1 ano prevê três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos que estiverem com esse esquema vacinal completo deverão receber a dose oral da vacina.

Para facilitar o acesso ao imunizante, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, as vacinas também poderão ser aplicadas nas 145 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da capital. Todas as doses são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Vacinação contra dengue
A capital também iniciará nesta segunda a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue (Qdenga) no público de 10 e 11 anos.  A expectativa é imunizar as cerca de 25 mil pessoas dessa faixa etária que já receberam a primeira dose da vacina.

Para receber o imunizante é necessário que o público-alvo esteja acompanhado dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação, é necessário apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

Aqueles que tiveram diagnóstico recente de dengue, a recomendação é que aguardem seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença.

Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.

É importante reforçar que o chamamento dos demais públicos, de 12 a 14 anos, para concluir o esquema vacinal será feito posteriormente, de acordo com intervalo necessário entre as aplicações. 

Vacinação contra gripe
Desde o dia dois de maio, toda a população a partir de 6 meses pode ser vacinada contra a gripe em BH.Os imunizantes são trivalentes e protegem contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. No momento da vacinação é necessário apresentar o documento de identificação com foto, CPF, e o cartão de vacina.

Assim como para a dengue e a pólio, as doses também estão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.