23/05/2024 às 17h10min - Atualizada em 26/05/2024 às 00h01min

Dia do Vestibulando: como não deixar a pressão familiar impactar no processo de vestibular?

Psicóloga dá dicas para driblar os impactos impostos pela família nesse período crucial para os estudantes

NM
Divulgação

O período de vestibular é um momento desafiador na vida de muitos jovens. Além das próprias expectativas e preocupações, a pressão familiar pode se tornar um fardo adicional a ser enfrentado. 

Elaine Franciny, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, aponta que a pressão familiar durante o vestibular pode se manifestar de várias formas. “O caminho acadêmico dos estudantes nem sempre é fácil, e muitas vezes se torna ainda mais desafiador sob o peso das expectativas familiares. Desde sutis demonstrações de que o bom desempenho é esperado, até cobranças diretas sobre a escolha da carreira, a pressão por corresponder aos desejos dos pais pode ser sufocante”.  

Para mitigar os efeitos da pressão familiar no processo de vestibular, a psicóloga recomenda ter uma comunicação aberta e honesta com a família expressando preocupações e expectativas de maneira clara para reduzir a tensão e promover um ambiente de apoio mútuo. “Além disso, é essencial definir limites saudáveis durante a fase de preparação, assim como buscar suporte externo de diversas fontes, como amigos, professores e o apoio de profissionais especializados. Essas pessoas podem oferecer diferentes perspectivas e ajudar a aliviar a pressão familiar”. 

E outro processo fundamental nesse período é o autocuidado com a saúde mental, física e emocional. “É crucial que os vestibulandos incluam em sua rotina atividades que promovam o relaxamento e a descompressão, principalmente, na reta final desta jornada desgastante”, finaliza a professora. 

Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.  Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Acesse o site e o blog para mais informações.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NICHOLAS MONTINI PEREIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.