24/05/2024 às 13h16min - Atualizada em 25/05/2024 às 00h01min

Dia Nacional do Milho: a ciência a serviço de uma das potências do agronegócio brasileiro

OBOé COMUNICAçãO
Syngenta Seeds/ Divulgação

O milho tem um peso importante para que o Brasil se destaque no agronegócio internacional. O País é o terceiro maior produtor do grão do mundo – atrás apenas dos Estados Unidos e da China – e está em primeiro entre os exportadores do produto, após ter ultrapassado os norte-americanos no ano passado, segundo dados da Conab e do Departamento de Agricultura dos EUA.  

Por esse motivo, o Brasil tem muito a comemorar no Dia Nacional do Milho, celebrado em 24 de maio.   

O crescimento da produção de milho nos últimos 20 anos demonstra o potencial dessa cultura no País. No início dos anos 2000, era de 35,2 milhões de toneladas e saltou para 131,9 milhões em 2023, segundo dados da Embrapa. Para que esta evolução ocorresse, ciência e tecnologia foram fundamentais.  

Investimentos em pesquisa e inovação permitiram o desenvolvimento de híbridos de milho mais produtivos, tolerantes a doenças e pragas, como o enfezamento. Também, com o uso da agricultura digital, as práticas de manejo foram aperfeiçoadas. É muito comum hoje o produtor olhar para cada talhão da propriedade e analisar todos os motivos da relação solo, clima e planta e traçar estratégias especificas para alcançar os maiores tetos de produtividade.  

Além disso, o melhoramento genético e a biotecnologia garantiram o desenvolvimento de produtos com características específicas, de acordo com cada região do Brasil. Sem falar na possibilidade de adaptação dos híbridos às condições climáticas, algo imprescindível que evita contratempos.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Denilson Lucio de Oliveira
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.