24/05/2024 às 10h44min - Atualizada em 25/05/2024 às 00h01min

Ponta realiza evento de apresentação dos selos de eficiência genética animal

Live será em 28 de maio, às 19h, no canal do Youtube da empresa e abordará a metodologia e a importância deste tipo de certificação para o mercado

JANAíNA K.
Ponta, divulgação
São Paulo, maio de 2024 - Demanda global por proteína animal e redução do impacto ambiental na sua produção estão entre os grandes desafios da pecuária de corte no Brasil e no mundo. Nesse contexto, a Ponta, empresa de tecnologia focada na gestão da informação e da precisão na pecuária, apresenta um projeto pioneiro que visa valorizar a sustentabilidade, a seleção e a multiplicação de animais eficientes.

São os selos de eficiência genética, baseados em metodologia científica e na coleta precisa de dados fenotípicos, que têm o objetivo de valorizar e destacar os criadores e os animais que despontam como destaques na nova era da bovinocultura. Os tipos de selo e a metodologia utilizada pela Ponta serão apresentados durante o evento online "Live Selos de Eficiência: a certificação da produtividade de baixo custo", que ocorre em 28 de maio, às 19hs, neste link. O evento é aberto e gratuito, e terá a participação de Marcelo Ribas, diretor estratégico da Ponta, e Giovanna Moraes, médica veterinária, doutora em Biotecnologias Reprodutivas e Líder de Mercado Genética na Ponta.  

Haverá três tipos de selos, todos certificados pela equipe técnica da Ponta:
  • Super Eficiente: selo fenotípico que atesta o alto potencial do animal em eficiência na utilização de alimentos. Pode ser entregue a animais que, em prova de Eficiência Alimentar realizada com soluções Intergado Efficiency, tenham apresentado resultado “Elite” para Consumo Alimentar Residual - CAR (a partir de um desvio padrão melhor que a média do grupo testado) e tenham apresentado ganho de peso diário – GPD acima da média do grupo testado (superior ou elite para GPD);
  • Genética Eficiente: selo que atesta criadores que realizam provas de Eficiência Alimentar em sua propriedade com soluções Intergado Efficiency;
  • Criadores de Eficiência: selo que atesta criadores agraciados no Prêmio Criadores de Eficiência.

“Receber um destes selos significa que o projeto e a genética produzidos em determinada fazenda foram certificados por se destacarem na seleção para a eficiência alimentar, despontando como uma referência da produção eficiente”, explica Giovanna.

Sobre Giovanna
Médica veterinária, mestre em Melhoramento Animal e doutora em Biotecnologias Reprodutivas, Giovanna Moraes possui sólida experiência em provas de eficiência alimentar, avaliação de rebanhos, seleção animal, direcionamento de acasalamentos, coordenação de pesquisas e desenvolvimento de projetos. Professora e pesquisadora na área de melhoramento e produção animal, possui diversos artigos científicos publicados em revistas internacionais. É especialista em genética e Eficiência Alimentar da Ponta, onde atua em projetos de inovação e organização de provas.

Sobre a Ponta
Empresa de tecnologia focada na gestão da informação e da precisão na pecuária, presente em nove países, com soluções líderes em pesquisas científicas, tecnologia de gestão de confinamento, rastreabilidade e seleção genética para eficiência alimentar. É responsável pelo gerenciamento de informações de mais de 7 milhões de cabeças por ano. Atualmente, a companhia movimenta R$ 44,6 bilhões de ativos gerenciados por ano, levando em consideração a cadeia produtiva. Compõe esse indicador o valor dos animais e dos insumos de nutrição, sanidade e reprodução. Saiba mais em pontaagro.com.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Janaína Kalsing
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.