23/05/2024 às 09h44min - Atualizada em 24/05/2024 às 00h01min

Dia do Vestibulando: 5 dicas essenciais para quem vai prestar vestibular em 2024

O coordenador do Curso Anglo, Madson Molina, reúne dicas valiosas para aprimorar o desempenho nas provas

JULIA VITORAZZO
Freepik

O período de vestibulares pode parecer assustador, repleto de incertezas, dúvidas e desafios. No entanto, esse momento também representar uma fase de amadurecimento e a chance de testar o nível de conhecimento de cada matéria, criando maior disciplina, foco e concentração.  

A rotina de estudos e resolução de exercícios é, em teoria, monótona e cansativa, mas também o principal ponto desse processo, conforme afirma Madson Molina, coordenador do Curso Anglo. “Nesta etapa, a única certeza que o aluno possui é a de que deve comparecer às aulas, absorver o conteúdo e fazer as tarefas, mas são pequenas vitórias as respostas corretas que motivam o estudante a retornar no dia seguinte e continuar esse ciclo”, completa. 

Ao estabelecer um cronograma de estudos, pensando nos conteúdos e criar a prática de revisá-los diariamente, por exemplo, o estudante é capaz de aprimorar os seus conhecimentos, tornando-se cada vez mais apto e preparado para as provas – sendo recompensado com a satisfação de acompanhar a sua evolução nos resultados. 

Neste 24 de maio, data dedicada a celebrar e reconhecer todos que estão se preparando para ingressar no ensino superior, o Curso Anglo separou importantes dicas para o vestibulando conseguir sucesso no resultado das provas. Confira!  

Como garantir um bom desempenho no vestibular? 

  1. Planejamento e organização 

O primeiro passo para aprimorar o rendimento dos estudos é partir de uma rotina estratégica e organizada, separando horas diárias para se aprofundar nos conteúdos. Para Madson Molina, a melhor forma de organizar esse tempo de estudo é hierarquizar os assuntos, priorizando aqueles em que o aluno apresenta maior dificuldade, não dedicando tanto tempo às matérias que tem mais afinidade. "O erro mais comum dentre os estudantes é justamente se aprofundar em seus conteúdos favoritos,” destaca.  

“Investir tempo e esforço nos pontos fracos é importante, especialmente considerando que o vestibular não é apenas uma prova. Fortalecer apenas os pontos onde já se tem alta performance não é estrategicamente vantajoso, pois é necessário buscar competitividade em diversas áreas do conhecimento”, reforça o coordenador. 

  1. Registro de dúvidas  

Conforme a resolução dos exercícios, o vestibulando pode registrar suas dúvidas e dificuldades, facilitando a identificação de pontos fracos. Esse registro é essencial para o processo de aprendizagem, pois permite ao estudante ter uma visão clara das áreas que necessitam de maior atenção. Além disso, quando há o apoio de um professor particular ou cursinho, o vestibulando pode levar essas dúvidas para a aula, aproveitando ao máximo as orientações e esclarecimentos fornecidos pelos educadores.   

Sobre esse contexto, Madson aconselha: “Uma dica é organizar esses registros em uma pasta sanfonada, em que cada divisória corresponde a uma disciplina ou área de estudo. Ao compilar as dúvidas em categorias claras, torna-se mais fácil organizar o processo de estudo, ajudando na tomada de decisões sobre o que revisar antes das férias e na reta final dos vestibulares”. 

  1. Flexibilidade dos conteúdos 

A partir das dúvidas anteriormente anotadas, é importante que o aluno revisite seu planejamento, analisando em quais pontos evoluiu e em quais encontrou novas necessidades. Assim, ele pode readaptar os seus estudos para focar nos conteúdos em que apresenta maior dificuldade, podendo, então, aprimorar os seus conhecimentos. Dessa forma, o estudo se torna mais direcionado e eficaz, aumentando as chances de sucesso no vestibular. 

  1. Atenção à saúde mental 

Um bom estado mental é fundamental durante o período do vestibular, pois o estresse e a ansiedade podem comprometer o desempenho acadêmico, além de causar danos permanentes pela pressão e cobrança muitas vezes impostas. Manter esse equilíbrio emocional permite que o estudante tenha mais foco, concentração e tranquilidade.  

Para isso, é importante incluir práticas como meditação, exercícios físicos e alimentação regrada para reduzir a tensão e promover o bem-estar. Cuidar da saúde mental não apenas melhora a qualidade do estudo, mas também contribui para uma resolução mais positiva e confiante das provas, aumentando as chances de sucesso. 

  1. Equilíbrio entre estudo e lazer 

Além do foco nos estudos é importante separar um tempo da rotina para o lazer, para que o aluno não se sinta sobrecarregado. O essencial é encontrar um equilíbrio entre as responsabilidades acadêmicas e a diversão, podendo aproveitar sem negligenciar os estudos. Passeios culturais como museus, mostras e, até mesmo, uma ida ao cinema podem ser atividades que, além de divertidas, aumentam o repertório sociocultural - uma vantagem para os vestibulares. 

“Na rotina, é importante reservar tempo para o lazer, atividade física e socialização. Naturalmente, o tempo dessas atividades deve ser necessariamente menor em comparação ao tempo dedicado aos estudos. Afinal, esse é um período importante em que o esforço e a dedicação serão recompensados com os resultados”, conclui Molina. 

Sobre o Anglo Vestibulares (www.cursoanglo.com.br) – O Anglo Vestibulares iniciou suas atividades em São Paulo na década de 1950, sendo o primeiro curso preparatório para vestibular do país. Vinte anos mais tarde, expandiu a sua atuação para o Ensino Médio, com o Sistema Anglo de Ensino que, hoje, fornece um conjunto de serviços pedagógicos para todos os segmentos, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, para escolas conveniadas de todo o país. Atualmente, o Anglo Vestibulares conta com mais de 5 mil alunos e é reconhecido pela liderança em aprovação em grandes universidades públicas nacionais e no Sisu.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA AZEVEDO VITORAZZO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.