23/05/2024 às 10h01min - Atualizada em 23/05/2024 às 10h01min

PBH convoca público prioritário para vacinação contra a Covid-19

- bhaz.com.br
Idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas poderão receber o reforço da vacina contra a Covid-19 em BH (PBH/Amira Hissa)

A PBH está convocando todo o público prioritário para se vacinar contra a Covid-19. A partir desta quarta-feira (22), a administração municipal vai ampliar a dose de reforço da nova vacina monovalente contra a doença.

De acordo com a definição do Ministério da Saúde, os grupos prioritários devem receber a vacina. Confira os públicos que podem receber o reforço:

Idosos acima de 80 anos;
Gestantes;
Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);
Imunossuprimidos;
Pessoas com 60 anos ou mais;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
Indígenas;
Ribeirinhos;
Quilombolas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
Pessoas em situação de rua.

Para receber a dose, a pessoa deve ter se vacinado contra a Covid-19 há, pelo menos, três meses. As vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde de Belo Horizonte. Os endereços estão disponíveis neste link.

No momento da aplicação, será necessário apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Além disso, quem for receber a dose não pode ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Recomenda-se que as pessoas imunocomprometidas apresentem medicamentos em uso, resultados de exames, receitas médicas ou relatórios/declarações médicas. As puérperas, por sua vez, devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde foi o parto.

As vacinas contra a Covid-19, incluindo a nova monovalente da farmacêutica Moderna, foram incorporadas ao calendário básico de vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Dessa forma, a disponibilização das doses ocorre independentemente de campanhas em andamento e de acordo com a situação vacinal.

As crianças que forem vacinar devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documento com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. Caso esteja acompanhada de terceiros, deve-se apresentar o termo de autorização para vacinação preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.