22/05/2024 às 12h11min - Atualizada em 22/05/2024 às 12h11min

MEC e governo de MG investirão em hospitais universitários da Ebserh

Acordo permitirá melhorar atendimento nas unidades de Belo Horizonte, Uberaba, Uberlândia e Juiz de Fora, além de implementar novos hospitais universitários em Lavras e Divinópolis

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
www.gov.br

Em reunião nesta terça-feira, 21 de maio, o Ministério da Educação (MEC) discutiu, juntamente com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Governo de Minas Gerais, ações práticas e efetivas para melhorar a assistência e o ensino em saúde no estado mineiro, por meio de um acordo de cooperação técnica a ser assinado entre a Ebserh, o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).  

O encontro contou com a presença do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; do presidente da Rede Ebserh, Arthur Chioro; do governador de MG, Romeu Zema; e do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.  

De acordo com o Ministro Camilo Santana, o acordo firmará a parceria do MEC pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela educação em Saúde. “Estão previstas entregas nas cidades de Divinópolis, Lavras, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba e Belo Horizonte, união de esforços que beneficia quem mais precisa: o povo brasileiro”, afirmou. 

A ação, que conta com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e com recursos do governo estadual, trará benefícios em seis unidades do estado:  

Construção do novo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) e aquisição de equipamentos e mobiliário, em Juiz de Fora.  
Aquisição de equipamentos e mobiliário para o novo prédio do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) em Uberlândia. 
Conclusão do novo hospital universitário de Lavras e aquisição de equipamentos e mobiliário.  
Conclusão do hospital de Divinópolis e aquisição de equipamentos e mobiliário. 
Reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para a nova maternidade e o centro obstétrico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba.  
Aquisição de equipamentos e abertura de novos serviços no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), em Belo Horizonte. 

 

“É uma oportunidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde em Minas Gerais, mas também todo o processo de formação, de ensino, de pesquisa e inovação, que vem junto com uma rede de hospitais universitários. É uma boa notícia para Minas Gerais, mas é uma boa notícia fundamentalmente para todo o Brasil”, destacou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. 


A Secretaria de Saúde de Minas Gerais firmou compromisso em repassar recursos visando à aquisição de equipamentos e mobiliário para as seis unidades. Além disso, será responsável por concluir a obra do Hospital Regional de Divinópolis e efetivar a doação da unidade para a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJDR). A Ebserh e o MEC serão responsáveis por atuar no gerenciamento das obras e reformas dos outros cinco hospitais com recursos do PAC. 

Além disso, tão logo estejam prontos, a Ebserh assumirá a gestão dos hospitais em Divinópolis e Lavras, que ainda não fazem parte da Rede. As assinaturas de contrato para esses dois hospitais serão feitas com a UFSJDR e a Universidade Federal de Lavras (Ufla), respectivamente. As demais unidades já são vinculadas à estatal. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.