21/05/2024 às 11h48min - Atualizada em 21/05/2024 às 11h48min

Arquivo Público da Cidade celebra 33 anos com melhorias na infraestrutura

- prefeitura.pbh.gov.br
Ana Beatriz M. Baêta

A Prefeitura de Belo Horizonte entrega à cidade a reforma do prédio sede do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - APCBH. Para celebrar os 33 anos da instituição arquivística e as conquistas do Arquivo Público, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura promovem nesta quinta-feira (23), a partir das 15h, o evento “O Arquivo da Cidade: 33 anos”. Na atividade, que é aberta ao público, serão apresentadas todas as melhorias feitas, em especial na área de guarda de documentos. Também será inaugurada a exposição “Belo Horizonte: ontem e hoje”, que traz imagens de documentos do acervo do APCBH mostrando a transformação da capital mineira ao longo dos anos. A entrada é gratuita. Mais informações sobre o Arquivo Público da Cidade podem ser acessadas no Portal da PBH https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/arquivo-publico/publicacoes/revista-eletronica.

O edifício sede do APCBH passou por uma reforma nas áreas de guarda dos documentos, para que esses sejam melhor acondicionados e organizados, de forma a garantir a preservação e o acesso do cidadão à história da cidade. Todas as áreas de trabalho e áreas destinadas ao recebimento de visitantes e de pesquisadores também receberam uma nova pintura. O edifício está com novo visual, começando pela fachada e entrada, que ganharam novas cores. No final de 2023, o APCBH ganhou um elevador para receber os visitantes, tornando o prédio mais acessível e, consequentemente, consolidando o Arquivo como um espaço de promoção da cidadania.

Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura, destaca o protagonismo e a importância do Arquivo Público para a cidade de Belo Horizonte. “A memória de uma cidade é parte integrante de sua identidade cultural e o Arquivo Público de Belo Horizonte preserva e valoriza esse que é um dos bens mais preciosos que temos. A relevante atuação do Arquivo Público da Cidade nestes 33 anos é reflexo do compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com uma política ampla de valorização e proteção de acervos documentais”, afirma.

Outra atração do evento de aniversário do Arquivo Público da Cidade será a inauguração da exposição “Belo Horizonte: ontem e hoje”, com documentos e fotografias do acervo do APCBH. O visitante será imerso na história de Belo Horizonte, por meio de imagens de uma cidade que se transformou de forma intensa e acelerada. Carroças que transportavam os produtos e pessoas; bondes circulando nas vias da cidade; a Avenida Afonso Pena e os fícus - como apenas os moradores mais antigos da capital vão se lembrar; além da inauguração do viaduto Santa Tereza, em 1929, elemento importante na paisagem de Belo Horizonte.

Para além das melhorias recebidas na infraestrutura do prédio sede, é importante ressaltar que o APCBH vem ganhando cada vez mais destaque devido às suas ações educativas, o que levou à criação, em 2024, da Coordenação de Pesquisa, Preservação e Educativo. Segundo o Diretor do APCBH, Yuri Mello Mesquita, “a institucionalização da função educativa e cultural do APCBH é necessária para que a realização de tais atividades se fortaleça cada vez mais, pois são essas ações que melhor cumprem a função de transformar os Arquivos Públicos em bens sociais para o acesso democrático da comunidade”.

Sobre o APCBH
O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso aos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. Ao longo de mais de três décadas de trabalho, a instituição venceu inúmeros desafios. Sua sede atual conta com mais de 1.500 metros lineares de documentos textuais e 1,2 milhão de itens documentais como fotografias, fitas de vídeo, cartazes, revistas, plantas, mapas, entre outros. O trabalho do APCBH é feito com o intuito de garantir a preservação e a acessibilidade ao rico patrimônio documental da cidade. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.

Em 2023, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte tornou-se novamente uma diretoria própria dentro da estrutura da Fundação Municipal de Cultura, desvinculada da Diretoria de Patrimônio Cultural. A medida reforça a especificidade e a importância das políticas arquivísticas para o bom funcionamento da administração municipal, e para a preservação da memória e da história da capital mineira.

Serviço

O Arquivo da Cidade: 33 anos

Aniversário do APCBH, inauguração das melhorias na infraestrutura e da exposição “Belo Horizonte: ontem e hoje”

Data: quinta-feira (23), às 15h

Local: Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (Rua Itambé, 227 - Floresta)  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.