20/05/2024 às 10h39min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h00min

BASF acelera o desenvolvimento de soluções para os principais sistemas de cultivo do Brasil

Empresa investe em soluções com lançamentos em proteção de cultivos, genética, biotecnologias, ferramentas financeiras e digitalização no campo

LARISSA BATALHA | MáQUINA CW
Créditos: BASF
A BASF continua avançando em seu pipeline de inovações para as principais regiões em que atua, como o Brasil. Nos últimos anos, a companhia apostou em soluções exclusivas para a realidade dos agricultores brasileiros, apresentando uma visão holística com soluções para os principais sistemas de cultivo agrícola no país, que integra proteção de cultivos, biotecnologias e genética em sementes, modalidades financeiras e ferramentas digitais.

A pressão de pragas, plantas daninhas e doenças aumenta nos principais cultivos safra após safra, principalmente por conta da intensificação dos sistemas de cultivos e das adversidades climáticas da região. Esse é um dos motivos para o investimento global da Divisão Agro da BASF que chega a 900 milhões de euros anualmente, no desenvolvimento de novas moléculas com exclusivos modos de ação. Ao total, a empresa planeja lançar seis novos ingredientes ativos no país, que estarão em cerca de 24 novos produtos nos próximos anos.

Vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF no Brasil, Marcelo Batistela reforça o compromisso da companhia com a produção nacional: “O agronegócio brasileiro além de ser extremamente relevante ao mundo, é também único pelo ponto de vista de sistema produtivo, tem necessidades e demandas singulares, que não vemos em nenhum outro lugar do mundo. Por isso, a BASF sabe que precisa investir em pesquisa e desenvolvimento para oferecer aos agricultores brasileiros soluções realmente eficazes e adaptadas às necessidades do agro brasileiro, com foco em ganho de eficiência e aumento de produtividade, sempre aliada à sustentabilidade”, finaliza.

Batistela também destaca o foco da companhia no desenvolvimento e oferta de ferramentas financeiras e operações de barter que auxiliam o produtor no gerenciamento de custos e no acesso a novas linhas de financiamento, para que ele continue crescendo de forma sustentável.  “Hoje, a BASF tem em sua prateleira ferramentas diferenciadas que permitem e apoiam o cliente na gestão do seu negócio em cenários de mercado adversos e voláteis, como é o caso das commodities.  Outro ponto de destaque são as ferramentas financeiras ESG, que vêm ganhando destaque em nosso portfólio de negócio. Teremos novidades para os agricultores na próxima safra”, afirma.

Nos últimos anos,  o ingrediente ativo Revysol® foi apresentado a nível global, o primeiro Isopropanol-Azol do mercado, com exclusivo modo de ação, que chegou ao Brasil em 2023. A inovação já conta com o fungicida Belyan® para as culturas de algodão e soja. Os próximos lançamentos de produtos com  Revysol® no Brasil serão destinados para as culturas do milho, hortifruti, café e soja - para diferentes fases desses cultivos. Os fungicidas serão ferramentas importantes para o manejo da resistência em culturas estratégicas. Melyra®, Mibelya® e Keyra® são os produtos que devem chegar aos produtores rurais na próxima safra comercial. 

Já no segmento de inseticidas, a BASF planeja lançar o Vinquo® (Afidopiropeno), que chegará às lavouras do país, principalmente para as culturas de hortifruti e do algodão, e será uma importante ferramenta no combate da mosca-branca, com longo período residual de controle. A empresa também planeja lançar em breve uma nova solução para o combate de pragas como o pulgão, mosca-branca, tripes, cigarrinha e psilideo nas culturas do milho, algodão, soja e hortifruti.

Novas biotecnologias em sementes serão aliadas da agricultura nacional

Com o intuito de enriquecer ainda mais o Legado dos agricultores atendendo suas necessidades em relação a sementes, a BASF prepara lançamentos importantes no segmento de biotecnologias e traits. Para o algodão, a estratégia está focada no manejo de plantas daninhas com Seletio™, maior lançamento da marca de sementes de algodão FiberMax® dos últimos anos.
 
A solução foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades do cotonicultor brasileiro. Com o novo herbicida Durance® S, a biotecnologia presente nas sementes conta com proteção tripla a herbicidas (Glifosato, Liberty® e Durance® S), permitindo ao cotonicultor um manejo  mais prático e eficiente. – Seletio™  é a mais completa plataforma de biotecnologia para controle de plantas daninhas em algodão disponível no mercado brasileiro. A ferramenta chegará aos campos na safra 2024/2025 associada à tecnologia TwinLink Plus®, que oferece tripla proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura do algodão.

Já no pipeline em desenvolvimento para a soja, destaque para uma plataforma inovadora de traits que inclui, entre outros benefícios, proteção contra nematoides, que pode gerar perdas na colheita de até 30%, combinada com a tolerância a herbicidas de diferentes modos de ação. A novidade deve chegar ao Brasil no início da próxima década.


Maior produtividade com ferramentas digitais

Na área de agricultura digital, a BASF mantém seu foco no lançamento de soluções com xarvio®, marca global de agricultura digital da BASF, que auxiliem os agricultores no uso mais eficiente de recursos e na melhor tomada de decisão, alavancando a produção agrícola com sustentabilidade.

Os últimos lançamentos da plataforma xarvio® FIELD MANAGER são os Mapas de Semeadura em Taxa Variável e Gestão Nutricional do Talhão. A primeira ferramenta mapeia o potencial produtivo de cada talhão com base em imagens de satélite, permitindo ao produtor realizar a semeadura em taxa variável. Assim, é possível distribuir as sementes em áreas de maior potencial produtivo, podendo aumentar a eficiência no uso de insumos, melhorar a uniformidade do campo e aumentar a produtividade das culturas.

Já a Gestão Nutricional do Talhão é uma solução baseada em uma nova metodologia para conhecer as zonas do talhão de forma mais rápida e prática, com coleta otimizada de solo e recomendação digital de fertilizantes e corretivos de solo em taxa variável, possibilitando um maior retorno sobre o investimento e a redução dos custos operacionais, além de um menor impacto ambiental.

Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação.
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. INFORME-SE E REALIZE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E OS RESTOS DOS PRODUTOS. LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. UTILIZE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARISSA LUIZA BATALHA BENEDITO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.