20/05/2024 às 10h48min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h00min

ShowTec: BASF leva novidades para os cultivos do MS

Proteção de cultivos e novas variedades fazem parte do portfólio da empresa

LARISSA BATALHA | MáQUINA CW
Créditos: BASF
Entre os dias 21 e 23 de maio, em Maracaju (MS), a BASF estará presente na ShowTec, a maior feira para a agricultura da região. O Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior área plantada na safra 23/24 nos principais cultivos, como soja e milho, o que expressa a importância da região para a agricultura nacional.

Assim como os demais estados brasileiros, o MS também sofreu com as atuais condições climáticas adversas, sob influência do fenômeno El Niño, que impactaram as formas de lidar com pragas e doenças nas lavouras. Por isso, a escolha adequada de sementes, proteção de cultivos e ferramentas digitais têm sido cada vez mais importante para a produtividade das culturas.

“O clima irregular prejudicou algumas áreas do estado, e sabemos que foi uma safra desafiadora para os agricultores. A BASF está ao lado dos produtores nessa jornada, sempre dispondo de novas alternativas para driblar problemas que não conseguimos controlar, como o tempo. É por isso que investimos cerca de 900 milhões de euros por ano para pesquisa e desenvolvimento de produtos, serviços e inovações que levam ao campo maior produtividade e rentabilidade“, declara Graciela Mognol, diretora de Marketing para o Sistema de Cultivo de Soja da BASF

Lançamentos para o milho na família Revysol®

Três soluções da família Revysol®, ingrediente ativo lançado globalmente pela empresa no último ano, devem ser os grandes destaques na ShowTec. Para  o manejo de doenças no milho, a empresa indica o fungicida Melyra® voltado para o controle de uma série de doenças que prejudicam o desenvolvimento das lavouras, como a diplodia (mancha de macrospora) e turcicum (helmintosporiose).

“Melyra® traz em sua formulação o ingrediente ativo Revysol® com a tecnologia Power Flex®, um método de ação totalmente novo, seletivo e adaptável às doenças, com rápida absorção e distribuição equilibrada pelas folhas. Este fungicida é o novo aliado para o manejo de importantes doenças que comprometem o potencial produtivo dos híbridos modernos”, explica João Marinho, gerente de Sistema de Cultivo Milho da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.  

Soja conta com novidades

A empresa indica soluções inovadoras voltadas para a próxima safra de soja. Os fungicidas Belyan® e Keyra®, que também contam com o ingrediente ativo Revysol®, são indicados para diferentes estágios da cultura: Belyan® é destinado às primeiras aplicações na soja, com caráter preventivo contra doenças. Keyra® é indicado para as aplicações de final de ciclo.

Ambos oferecem uma ampla gama de benefícios, incluindo controle contra as principais doenças da soja, como a cercospora e a ferrugem. Belyan® também atua contra a mancha alvo e a podridão dos grãos. “Cada folha importa para o pleno potencial produtivo da planta, e é por isso que destacamos esses lançamentos, que são, acima de tudo, extremamente seletivos. Belyan® é a melhor base para um manejo com fungicidas que o produtor poderá ter, e Keyra® finaliza o ciclo de aplicações garantindo produtividade até a colheita”, comenta Daniel Holzhausen, gerente de Marketing de produto Soja da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

Já nas novidades em sementes de soja, a BASF leva as marcas Credenz®, que completa 10 anos de lançamento em 2024, e SoyTech™, com opções de alto potencial produtivo, que entregam estabilidade e ampla adaptabilidade, alto peso de grão, arquitetura de planta, resistências aos nematoides e performance genética contra a podridão de grãos.

Novas ferramentas digitais

Na área de agricultura digital, o xarvio® Digital Farming Solutions, marca de soluções digitais para a agricultura, levará à feira ferramentas para contribuir com o manejo mais otimizado e assertivo desde o planejamento até a colheita.

Um dos lançamentos da marca é a Gestão Nutricional do Talhão, que chega para elevar a produtividade do sistema de cultivo soja-milho, por meio de um pacote de ferramentas para todas as etapas da nutrição. A tecnologia utiliza mapas como base de um método inovador para conhecer as zonas do talhão de forma mais eficaz, rápida e prática. O resultado é uma coleta otimizada de solo e uma recomendação digital de fertilizantes e corretivos de pH em taxas variáveis. A nova solução proporciona uma economia de 40% nos custos de coleta e análise de solo enquanto proporciona um aumento médio de produtividade de 1,18% para o cultivo da soja e 4,37% para o cultivo do milho.

A solução de Semeadura em Taxa Variável do xarvio® contribui para aumentar a produtividade e a rentabilidade do agricultor de soja, milho e algodão. Sua tecnologia mapeia o potencial produtivo de cada parte do talhão, com base em imagens de satélite. Isso permite ao produtor realizar o plantio em taxa variável, otimizando a densidade de semeadura de acordo com o potencial produtivo de cada região. Em campos experimentais, os resultados das últimas safras são expressivos: 2,2% de incremento médio na produtividade de soja, 5,4% na produtividade de milho e 2,4% na produtividade do algodão.

Além dos lançamentos, a solução de Mapeamento Digital de Plantas Daninhas também é um dos destaques. Com essa ferramenta, o agricultor consegue otimizar, em média, 61% dos recursos utilizados – entre defensivos agrícolas, água, hora máquina, combustível etc. –  no manejo de daninhas em pós emergência da soja e algodão e em média 80% para o cultivo da cana-de-açúcar a partir da aplicação localizada de herbicidas. “Em uma safra tão desafiadora, economia de recursos é uma das prioridades dos agricultores. Nesse sentido, o monitoramento das lavouras é um grande diferencial para o agricultor que busca produzir mais com menos”, afirma Ricardo Arruda, líder de Agronomia Tecnológica do xarvio® Digital Farming Solutions no Brasil.

Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação.
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É PERIGOSO À SAÚDE HUMANA, ANIMAL E AO MEIO AMBIENTE. USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO. CONSULTE SEMPRE UM AGRÔNOMO. INFORME-SE E REALIZE O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. DESCARTE CORRETAMENTE AS EMBALAGENS E OS RESTOS DOS PRODUTOS. LEIA ATENTAMENTE E SIGA AS INSTRUÇÕES CONTIDAS NO RÓTULO, NA BULA E NA RECEITA. UTILIZE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARISSA LUIZA BATALHA BENEDITO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.