16/05/2024 às 13h03min - Atualizada em 18/05/2024 às 00h01min

Jataí recebe oficina gratuita de biojoias

Iniciativa integra projeto que visa promover o acesso à profissionalização e à autonomia financeira por meio da produção de acessórios sustentáveis

KASANE COMUNICAÇÃO
Acervo próprio
O projeto Travessia, criado pela artista goiana Alda Assis para promover o acesso à profissionalização, ao estímulo à inserção no mercado de trabalho e a autonomia financeira por meio do ensino gratuito da arte das biojoias, inicia sua segunda edição a segunda quinzena do mês de maio. A primeira ação, realizada em 2023 no bairro Residencial Goiânia Vila, em Goiânia, começa a percorrer o interior e tem como alvo, nos dias 17 e 18 deste mês, mulheres e homens de Jataí. município localizado a 323 quilômetros de Goiânia. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. A oficina será ministrada na Casa do Artesão.

A oficina é destinada para mulheres, homens chefes de família e mães de baixa renda ou que precisem ampliar a renda familiar e será realizada na Casa do Artesão, no Galpão de Cultura e Artesanato. São xx vagas, divididas em duas turmas: dia 17, das 14 às 18 horas, e das 9 às 13 horas, no dia 18. Ao final do evento, um show com a banda Dixie Hills, no Sesc Thermas Jataí, vai marcar o desfile das peças produzidas pelos participantes.

As peças serão desenvolvidas, em sua maioria, a partir de pedras, sementes, fibras, vegetais, cascas e madeiras colhidas no cerrado de Goiás. "Tudo o que o meio ambiente descarta é estudado, avaliado e testado. Procuramos manter as características e contornos principais de forma a evidenciar a beleza única que a natureza nos proporciona, além de incentivar o comércio local e fornecedores de matérias-primas ", ressalta a artesã.

A oficina também se propõe a fomentar a atividade econômica local por meio da matéria-prima natural descartada pelo próprio meio-ambiente. “Também vamos apresentar noções sobre o meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e levar conhecimentos sobre diferentes arranjos produtivos, como cooperativismo, associacionismo e trabalho artesanal”, ressalta Alda.

A comercialização da produção também está entre os temas que serão abordados durante a aula. “Mostramos como estabelecer trocas durante as oficinas e resultar em um crescimento coletivo, além de oportunizar a venda do produto por meio da divulgação de plataformas e oportunidades ligadas à internet e em feiras”, explica a artista.

Potencial
As biojoias, também conhecidas como acessórios sustentáveis, são caracterizadas pela produção a partir de insumos orgânicos, coletados no meio ambiente e sem qualquer agressão ou interferência no meio.
Por meio de anos de experiência, a artista Alda Assis pretende inspirar outras pessoas a serem protagonistas do seu próprio negócio e terem sua independência financeira, assim como conquistou com este trabalho.

Ela iniciou seu trabalho com materiais oriundos da natureza. “Acredito que é possível transformar algumas realidades econômicas, sociais e emocionais por meio de formação e capacitação do artesanato em biojóias. Graças a este trabalho passei a garantir o meu sustento e, assim, busco auxiliar outras pessoas e suas famílias a conquistarem o mesmo, proporcionando um meio de sobrevivência, autonomia, dignidade, gerando renda, melhorando a qualidade de vida como um todo, tudo aliado à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.”


O Travessia 2024 é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Serviço:
Oficina: 2ª edição do Projeto Travessia – Oficina de Biojoias
Dias e horários: 17/05, das 13 às 18 horas / 18/05, das 08 às 13 horas
Onde: Casa do Artesão - Rua Benjamin Constant, 1073, Centro - Jataí
Como se inscrever: link https://forms.gle/mb7eDybBvJUWAkZo8 ou na Casa do Artesão de Jataí
Quem pode participar: mulheres, homens chefes de família e mães de baixa renda ou que precisem ampliar a renda familiar
Mais informações: (62) 98161-4112 ou Casa do Artesão de Jataí


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.