17/05/2024 às 11h11min - Atualizada em 17/05/2024 às 11h11min

Representantes do MEC visitam terreno em BH cotado para receber unidade do IFMG

Thiago Cândido - bhaz.com.br
Nova reunião sobre o assunto está prevista para a semana que vem (IFMG/Divulgação)

Representantes do Ministério da Educação (MEC) e lideranças do Barreiro visitaram, nessa quinta-feira (16), o local que pode receber uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em BH. Trata-se do Clube dos Engenheiros da Sudecap, área pertencente à PBH, que fica na avenida Waldyr Soeiro Emrich, 567, no bairro Milionários.

De acordo com o Executivo municipal, a PBH apresentou sugestões de locais propícios para receberam a unidade durante uma reunião com representantes do IFMG na última quarta-feira (15). Eles foram visitados no dia seguinte (16), e nova reunião sobre o assunto já está marcada para a próxima semana. Além do Clube dos Engenheiros, os outros locais sugeridos não foram revelados pela PBH.

A visita ao espaço no Barreiro buscou verificar a condição do local de receber uma unidade do IFMG. Entre os pontos analisados, viu-se a possibilidade de instalação de salas de aula, laboratórios, cantinas, banheiros e outros ambientes necessários para garantir a segurança e o conforto de alunos e trabalhadores da possível unidade.

IFMG no Buritis
Em fevereiro, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo Federal já haviam anunciado que o bairro Buritis, na região Oeste da cidade, receberá um campus do IFMG. Ele ficará nas proximidades da sede da BHTrans no bairro. Por lá, atualmente funciona a reitoria do Instituto, que conta com campus em outras 18 cidades de Minas Gerais.

O IFMG no bairro Buritis ofertará cursos gratuitos e a expectativa é de que entre 3 e 4 mil alunos sejam atendidos na instituição. O investimento é de R$ 30 milhões e a União financiará as reformas necessárias, além da aquisição de equipamentos para o campus.

Entre os próximos passos da criação do IFMG no Buritis está a proposta de realização de um concurso federal. O quadro de funcionários da instituição será formado por aprovados no certame. Entre as vagas futuras estão cargos de professores e técnicos administrativos.

Futuramente, a Prefeitura de BH espera que o IFMG seja levado para o Centro da cidade como parte do projeto “Centro de Todo Mundo”. A iniciativa visa a revitalização da região central.

O que é o IFMG?
O IFMG é uma instituição pública de ensino, integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Oferece uma variedade de cursos técnicos e superiores, todos gratuitos, com ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou de processos seletivos próprios. Com a chegada do campus em Belo Horizonte, mais oportunidades educacionais se abrem para a população da capital mineira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.