15/05/2024 às 11h28min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h00min

Estudantes de BH representarão Brasil em Las Vegas com projeto inovador de substituição do plástico filme por algodão revestido em cera de abelha

Alunos se apresentação no Dell Technologies World

ADRIANA ROSA FERNANDES
Divulgação Colégio Sagrado Coração de Jesus

Como causar impacto no mundo criando, produzindo e comercializando um produto inovador, sustentável, eticamente justo e inclusivo? Estas foram as questões norteadoras que estimularam um grupo de 35 alunos Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, que participaram do Programa MiniEmpresa - ferramenta de desenvolvimento de habilidades empreendedoras da Junior Achievement.

A marca Bee Hug, criada por alunos, oferece um produto sustentável e reutilizável: panos de algodão tratados com cera de abelha, que podem ser usados para embalar alimentos, cobrir potes e outras funções que normalmente exigiriam o uso de plástico.

Agora, João Pedro Cunha e Lucas Bicalho foram convidados pela Dell e representarão os 35 alunos com  a Bee Hug no Dell Technologies World, um evento de inovação que será realizado entre os dias 19 e 23 de maio, em Las Vegas. Eles terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados para um público de alto nível, mostrando como um projeto simples, e inovador, pode causar um impacto significativo. Eles serão os únicos representantes do Brasil nesse evento.

O projeto da Bee Hug não só substitui o plástico filme com uma alternativa mais sustentável, como também demonstra um forte compromisso com a inclusão social. A produção dos tecidos de cera de abelha é acessível e pode ser realizada com poucos recursos, oferecendo oportunidades de geração de renda para comunidades carentes. Isso reflete os princípios de ESG que norteiam o projeto.

O programa MiniEmpresa orienta os estudantes por meio de jornadas, em que eles aprendem sobre as quatro áreas fundamentais de uma empresa: recursos humanos, produção, marketing e finanças. O programa é todo baseado na experiência, no fazer. Assim, os participantes elegem quatro diretores e um presidente, que vão liderar cada uma das áreas já citadas e partem para a ação inteligente.

Idealizam um produto, testam sua viabilidade, identificam talentos para apoiar cada uma das funções, calculam o preço de custo, margem de contribuição, ponto de equilíbrio e estabelecem as metas de produção, faturamento e lucro, planejam a produção, elaboram campanhas de marketing e controlam estoques, saldos financeiros, frequência dos participantes, que são sócios da empresa.

Os resultados não tardaram a vir: a Bee Hug foi escolhida pela Junior Achievement como empresa destaque de Minas Gerais e, assim, disputou a chance de ser a indicada pelo Brasil para o Company of the Year - C.O.Y -, competição que reuniu as vinte empresas destaques de diversos países das três Américas. Foram mais de 30.000 participantes ao longo do processo. Na etapa seguinte, foi indicada ao C.O.Y. e em novembro os quatro representantes Bernardo Oliveira, João Vinícius, e Lucas Bicalho João Pedro Teixeira Cunha Camelo, viajaram para Buenos Aires para a disputa.

No C.O.Y., participaram de bancas compostas por executivos de grandes empresas – Dell Technologies, Delta Airlines, P.M.I. e Fedex -, tendo tido uma participação bastante inovadora e elogiada.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ADRIANA ROSA FERNANDES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.