15/05/2024 às 12h06min - Atualizada em 15/05/2024 às 12h06min

Veja quando será o Dia Livre de Impostos e o que será vendido sem tributo em BH

Ação nacional é realizada contra as altas cargas tributárias do país

- O TEMPO
Medicamentos é um dos produtos que serão vendidos sem impostos Foto: Freepik

O Dia Livre de Impostos (DLI) será realizado no dia 6 de junho em todo país. Em Belo Horizonte, a ação, que já está na 18ª edição, irá promover durante todo o dia vendas de milhares de itens sem a incidência de impostos. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), alguns produtos serão comercializados por um valor até 70% menor que o praticado diariamente.

Conforme a CDL, grandes redes de lojas da capital já confirmaram participação no DLI. Entre alguns produtos que serão vendidos sem impostos no dia 6 de junho estão: gasolina, medicamentos, calçados, roupas, óculos, material de construção e produtos alimentícios. Este ano, além da conscientização da alta carga tributária, o DLI também vai mobilizar a sociedade no contexto das recentes mudanças tributárias. 

“A Reforma Tributária trouxe consigo a possível simplificação do sistema, um passo fundamental para desburocratizar e dinamizar a atividade econômica. Mas apesar desses avanços, é real o risco de, ao final da transição, restar novo aumento da carga tributária sobre a atividade dos empreendedores e dos produtos e serviços consumidos pelos brasileiros”, explica o presidente da CDL Jovem Belo Horizonte, Marcelo Fonseca e Silva.Mais de R$ 1 trilhão em impostos

O Brasil atingiu no dia 5 de abril, a marca de R$ 1 trilhão pagos em impostos aos governos federal, estadual e municipal somente no ano de 2024. Neste montante estão contabilizados impostos, taxas e contribuições como multas, juros e correção monetária. Segundo dados do Impostômetro, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a marca foi atingida vinte e um dias antes, o que significa que houve um crescimento expressivo na arrecadação, de 21,7%

O Dia Livre de Impostos – DLI
A ação foi criada em 2007 para conscientizar a população sobre a alta carga tributária do país; a destinação dos impostos pagos e o peso dos tributos sobre a renda da população. Hoje o Dia Livre de Impostos é realizado em diversas cidades brasileiras.

Os lojistas interessados em participar do DLI podem se inscrever no site: http://conteudo.cdlbh.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.