14/05/2024 às 12h11min - Atualizada em 14/05/2024 às 12h11min

Plantio, supressão e verificação de árvores em diversas regiões de BH em pauta

Parlamentares fizeram solicitações e questionamentos sobre o tema nas Regiões Pampulha, Centro e Barreiro

- cmbh.mg.gov.br
cmbh.mg.gov.br Abraao Bruck CMBH

As árvores de diversas regiões da cidade, um dos fatores de manutenção do microclima urbano e de embelezamento da paisagem, tiveram destaque na reunião da Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana, nesta segunda-feira (13/5). Durante o encontro, o colegiado aprovou pedidos de informação sobre o plantio de árvores programado para a Região da Pampulha, conforme anunciado pelos organizadores do Stock Car, e sobre a manutenção da Praça Raul Soares, incluindo os critérios de supressão das árvores locais. Também foi aprovada visita técnica para verificar as condições de uma árvore de grande porte, situada no Barreiro, que estaria danificando o passeio. Confira aqui o resultado completo da reunião. 
 
Plantio de árvores da Pampulha
 Aprovado pedido de informação sobre o plantio de árvores programado para a Pampulha, conforme anunciado pelos organizadores do Stock Car. Assinada por Sérgio Fernando Pinho Tavares (MDB) e endereçada à Secretaria Municipal de Governo e aos Organizadores da BH Stock Festival, a solicitação informa que a imprensa divulgou recentemente a previsão de plantio de árvores na Pampulha, incluindo a orla da lagoa. Nesse contexto, o vereador questiona quais os locais dos plantios na Pampulha, se a programação inclui a orla da lagoa e se os planejadores estão considerando que, do passeio para dentro, a orla é um bem tombado nas instâncias municipal, estadual e federal, inclusive pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o que torna proibida qualquer alteração nessa área. Para concluir, o parlamentar solicita que a resposta seja enviada no prazo de 5 dias úteis, considerando que o requerimento é feito no exercício constitucional de fiscalização do Poder Legislativo.  
 
Praça Raul Soares
 A Praça Raul Soares, situada no Centro de Belo Horizonte, é tema de pedido de informação endereçado à Secretaria Municipal de Governo e aprovado em reunião. Nele, seu autor, Pedro Patrus (PT), questiona se existe um plano de revitalização no local, e, em caso de resposta afirmativa, qual o cronograma das ações previstas. Ele também pergunta sobre planos de curto e longo prazo para melhorar as condições gerais do local, incluindo a conservação de árvores e a substituição ou reparo de bancos degradados. 
 
O parlamentar inquire, ainda, sobre a periodicidade de limpeza da fonte, as medidas para lidar com a degradação dos bancos, e as ações de envolvimento da comunidade local ou de organizações não governamentais no processo de revitalização da Praça Raul Soares. Ele também pergunta sobre politica ou regulamentação municipal que orienta o manejo arbóreo na praça, especialmente em relação ao corte de árvores, e quais os critérios adotados para decidir quais árvores seriam removidas, solicitando cópia de todos os laudos que fundamentaram a supressão.  
 
Barreiro
 As condições de uma árvore de grande porte, denominada sibipiruna e situada no cruzamento das Ruas Flávio Marques Lisboa e Desembargador Ribeiro da Luz, no Barreiro, serão verificadas em visita técnica aprovada pelo colegiado. Solicitada por Professor Claudiney Dulim (Avante), a visita está agendada para o dia 23 de maio, às 10h, a partir da Rua Flávio Marques Lisboa, nº 152. No texto do requerimento, Dulim afirma que cidadãos locais disseram que a árvore mencionada está comprometendo o passeio e colocando em risco a segurança de pedestres. Os convidados sugeridos são o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Oscar Augusto Duval da Silva, o coordenador Adjunto de Atendimento Regional Barreiro, Ronaldo Gontijo, e a gerência Regional de Manutenção Barreiro/ Meio Ambiente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.