13/05/2024 às 07h32min - Atualizada em 14/05/2024 às 00h00min

Projeto “Profissionais do Amanhã” auxilia estudantes de Pacajus na busca do primeiro emprego

Por meio de oficinas gratuitas, que acontecerão entre 16 de maio e 27 de junho, os alunos aprendem técnicas de comunicação e expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, entre outras

DA REDAçãO
Bruna Campos

O projeto “Profissionais do Amanhã” irá auxiliar os alunos da EMTI Joaquim Nogueira Lopes e EMTI Danilo Costa Meneses, em Pacajus (CE), na preparação para a busca do primeiro emprego por meio de oficinas que terão início no dia 16 de maio e irão ocorrer até 27 de junho nas instituições de ensino.

 

Segundo dados do IBGE, o Brasil fechou 2023 com taxa média de desemprego de 7,8%, portanto, esse ainda é um assunto recorrente no país, além de ser uma pauta de constantes discussões e projetos de lei.

 

Com o objetivo de contribuir com o tema, o projeto "Profissionais do Amanhã" vai realizar oficinas gratuitas de artes cênicas para alunos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. Os jovens aprenderão técnicas artísticas e pedagógicas, a fim de auxiliar na busca do primeiro emprego, bem como ensinar a lidar com as diversas situações dessa etapa.

 

As atividades serão desenvolvidas durante dois meses com cada turma, trabalhando a autoexpressão, escuta, trabalho coletivo, proatividade e sensibilidade. No fim das oficinas, os alunos realizarão um espetáculo teatral aberto para a comunidade, como conclusão dessa formação.

 

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

 

Oficinas

 

Serão realizadas 10 oficinas de artes cênicas, para grupos com até 30 jovens, com duração de 90 minutos cada. Nessas oficinas, serão aplicadas algumas técnicas, como: comunicação e expressão corporal, prática do improviso, integração, trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. O projeto é indicado para jovens alunos, com idades entre 13 e 17 anos.

 

Com o objetivo de moldar os profissionais do futuro, o projeto "Profissionais do Amanhã" é uma iniciativa inovadora e eficaz, oferecendo aos alunos uma experiência prática e abrangente no mercado de trabalho.

 

“A abordagem multifacetada das oficinas proporciona aos alunos uma visão holística do ambiente profissional, preparando-os para enfrentar desafios reais com confiança e competência. Ao final das oficinas, os participantes terão a oportunidade de aplicar suas habilidades recém adquiridas em uma apresentação teatral. Esse encerramento não apenas consolida o aprendizado, mas também serve como um palco para que os estudantes demonstrem suas capacidades recém desenvolvidas de forma criativa e envolvente”, explica Iberê Pereira, coordenador das oficinas.

 

“O uso do teatro não apenas contribui para a expressão artística dos alunos, mas também aprimora suas habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe. O projeto visa replicar o sucesso observado em obras similares já realizadas, onde os participantes não apenas absorveram conhecimento prático, mas também demonstraram notável crescimento pessoal,” complementa Iberê.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Profissionais do Amanhã” tem a produção da Sancell Produções, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio da WestRock e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

"O projeto Profissionais do Amanhã representa a continuidade da aposta da Sancell Produções em projetos que pretendem desenvolver, por meio das artes cênicas, as habilidades de comunicação de adolescentes prestes a ingressar no mercado de trabalho, para torná-los confiantes para novos desafios".

 

"Na WestRock, acreditamos que investir nas pessoas é fundamental para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Por isso, apoiamos iniciativas como o projeto ‘Profissionais do Amanhã’, que oferece aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Por meio de ações como essa, reforçamos nosso compromisso com a construção de um futuro mais próspero para todos”, destaca Cynthia Wolgien, Diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da WestRock Brasil.

 

Sobre a WestRock: Nosso papel no mundo é oferecer soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado para nossos clientes, colaborando para que o planeta seja um lugar melhor hoje e para as futuras gerações. Nosso negócio integrado – Florestas, Fábrica de Papel e Fábricas de Papelão Ondulado – fornece as melhores soluções em papel e embalagens, que são biodegradáveis, recicláveis e provenientes de fonte renovável. Há mais de 80 anos no Brasil, queremos continuar investindo em pessoas, inovação e tecnologia para crescer e impulsionar nossos negócios e de nossos clientes. Somos mais de 50.000 funcionários(as) no mundo, sendo mais de 2.100 no Brasil, comprometidos em Inovar com Ousadia e Embalar de forma Sustentável.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Profissionais do Amanhã” em Pacajus/CE

Instituição: EMTI Danilo Costa Meneses

16/05 - 26/06 (Apresentação final 27/06)

Instituição: EMTI Joaquim Nogueira Lopes

20/05 - 18/06 (Apresentação final 25/06)


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANGELO APARECIDO SASTRE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.