10/05/2024 às 18h50min - Atualizada em 13/05/2024 às 00h00min

Mais de 12 mil pessoas participarão da 22ª Corrida e Caminhada Comexport GRAACC no dia das mães

Com recorde de público, o evento se consolida como uma das principais corridas de rua da cidade de São Paulo. A renda com as inscrições será revertida ao Hospital do GRAACC, referência no tratamento do câncer infantojuvenil

SIG EIKMEIER
GRAACC
Bia tem 14 anos, cursa o 9º ano do Ensino Fundamental II, adora animais e pretende ser veterinária. Sophie, tem 5 anos, gosta de correr e brincar ao ar livre e, por enquanto, pensa em ser médica ou professora. Apesar das diferenças, as meninas têm algo muito importante em comum: ambas venceram o câncer com a ajuda do Hospital do GRAACC, referência no tratamento oncológico pediátrico de alta complexidade no país. Para celebrar a vida e apoiar a causa da promoção da saúde de crianças e adolescentes com câncer, as meninas e suas famílias estarão na 22ª edição da Corrida e Caminhada Comexport GRAACC, que acontece em 12 de maio, domingo, dia das mães, às 7h, nas imediações do Parque Ibirapuera, em São Paulo. 
 
Neste ano, a corrida alcançou a marca de 12,7 mil inscritos, um recorde. Em 2023, o evento contou com 10 mil participantes, sendo considerada uma das cinco maiores corridas de rua no calendário esportivo paulistano. A renda obtida com as inscrições é revertida integralmente aos cuidados médicos de milhares de crianças e adolescentes atendidos pelo Hospital do GRAACC. Haverá percursos de 10 km e 5km para corrida, que também são organizados para corredores com deficiências visuais, auditivas e motoras, e de 3 km para caminhada, o qual possibilita a participação de crianças e pets.  
 
"Nosso evento tem se fortalecido como um dos mais emocionantes do Brasil por superar seu caráter esportivo. Afinal, cada participante está correndo ou caminhando por nossa causa, que é vencer o câncer infantil, e por nossos pacientes", diz Tammy Allersdorfer, Superintendente de Desenvolvimento Institucional do Hospital do GRAACC. Alguns pacientes estampam os números de peito dos corredores, para que eles possam reconhecer, nos rostos dessas crianças, todas aquelas que estão ajudando.
Com o mesmo propósito, as largadas e entrega de troféus para os primeiros lugares são feitas por crianças atendidas pelo Hospital do GRAACC, em tratamento ou fora dele (as quais passam por acompanhamento periódico). Todos os que cumprirem o trajeto recebem, em agradecimento, uma medalha. 
 
Histórias de quem já venceu o câncer
 
O maratonista e treinador Adriano Pacheco da Cruz, 36, participa da corrida organizada pelo Hospital do GRAACC desde 2009. No ano passado, poucos dias antes da 21ª edição do evento, Adriano soube que sua filha Sophie, então com quatro anos, havia sido diagnosticada com uma neoplasia. Enquanto a pequena iniciava o tratamento no GRAACC, Adriano se preparava para a corrida de 10 km com nova motivação. Ele chegou em primeiro lugar. Um ano depois, Sophie está fora de tratamento quimioterápico. “No ano passado, corri pela minha filha e para apoiar o trabalho do Hospital do GRAACC, assim como os pais e responsáveis que passavam pelo mesmo desafio que eu e minha família. Desta vez, vou correr para mostrar minha gratidão a Deus e aos profissionais de saúde que cuidaram tão bem da Sophie; e também para reforçar que existe tratamento e cura para o câncer infantojuvenil. A Sophie é exemplo disso”, comemora o atleta. Sophie está entre as crianças que entregarão os troféus, e espera dá-lo ao seu pai. 
Beatriz Anderson Kubo, a Bia, 14, foi diagnosticada aos quatro anos e passou por três anos e meio de tratamento no Hospital do GRAACC. Ela e seus pais, Erika, 47, e Marcelo, 51, irão assistir à corrida e torcer pela Gabrielly, 19, irmã de Bia, que fará o percurso de 5 km. “Apesar de também ser uma criança na época, a Gaby foi muito compreensiva e nos encorajou durante o tratamento da Bia”, conta Erika. “Lembro-me com carinho da brinquedoteca do Hospital do GRAACC, das amizades que fiz lá, dos profissionais e também dos voluntários, que nos entretinham com brincadeiras e leitura de livros enquanto ficávamos horas, por vezes, fazendo quimioterapia”, recorda Bia. Em 2015, quando era paciente do Hospital, o rostinho da menina estampou números de peitos da corrida.  


22° edição da Corrida e Caminhada Comexport GRAACC
Data: 12 de maio de 2024 - domingo, Dia das Mães. 
Horário: 7h
Local: imediações do Parque Ibirapuera (largada em frente à Assembleia Legislativa, na Avenida Pedro Álvares Cabral

Patrocínio Master: Comexport
Patrocínio: Grupo SC
Colaboração: AçoTubo, UNIFESP, Lindoya Verão, SmartFit e T-Systems
Apoio: Volkswagen Caminhão e Ônibus, United Airlines e Shopping Eldorado
Apoio Institucional: Prefeitura de São Paulo
Rádio Oficial: Transamérica FM
Organização: Norte Marketing
Realização: Hospital do GRAACC
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.