09/05/2024 às 12h21min - Atualizada em 11/05/2024 às 00h01min

Ranking de Inovação Aberta da 100 Open Startups se expande por toda América Latina;

Mais de 100 hubs de inovação da América Latina visitam São Paulo para conhecer e se conectar com o mais vibrante ecossistema de open innovation do mundo

Freepink
Entre os dias 14 e 17 de maio, mais de 100 líderes da cúpula de ecossistemas de inovação e empreendedorismo da América Latina estarão reunidos na Open Innovation Week LATAM (Oiweek LATAM) e 13ST-Prodem. “Esse encontro inédito é um grande marco no movimento de integração dos ecossistemas latino-americanos e de expansão do Ranking 100 Open Startups para toda a América Latina”, destaca Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.

A programação contará com grandes destaques internacionais, como a professora Saras Sarasvathy (Estados Unidos), criadora do conceito de Effectuation e principal pesquisadora de empreendedorismo do mundo, Laura Altschuler (Israel), Hugo Kantis (Argentina), Daniel Isenberg (Estados Unidos), Jonathan Potter (França), Roberto Musso (Chile) e Joep Brouwers (Holanda).

“O resultado alcançado pela Open Innovation no Brasil, com mais de R$ 6,4 bilhões movimentados em 2023, mostra um nível de maturidade muito importante do nosso ecossistema de inovação. O próximo passo agora é ampliar as oportunidades desse movimento para toda América Latina, e é com esse objetivo de integrar os ecossistemas desses países que estamos avançando com o Movimento Open Innovation LATAM e o Ranking 100 Open Startups Latam. O 13ST-Prodem e a Oiweek LATAM são realizações que integram essas ações e vêm fortalecer o objetivo de colaboração para inovação”, explica Carla Colonna, fundadora e COO da 100 Open Startups.

O 13ST-Prodem é um evento  de inovação e empreendedorismo, consolidado em toda a América Latina, que já realizou 12 edições por diversas cidades e acontece pela primeira vez no Brasil, focado na comunidade de aprendizagem em ecossistemas dinâmicos de empreendedorismo e inovação. Dentre as cidades candidatas à 13ª edição, São Paulo foi eleita como sede, alavancada pelos resultados do estudo "Aportes para el desarrollo de los ecosistemas de emprendimiento dinámico de América Latina" (em tradução livre, "Contribuições para o desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo dinâmico da América Latina"), realizado em 17 cidades latino-americanas, que classificou a capital paulista como a cidade com melhores condições para o empreendedorismo, devido à intensidade da prática de open innovation.

“O ST-Prodem é um encontro composto por painéis, apresentações internacionais e espaços de networking, que todos os anos mobiliza os principais gestores de ecossistemas de empreendedorismo e inovação da América Latina. A realização em conjunto com a Oiweek LATAM será também uma oportunidade para que as startups e as corporações vinculadas a esses gestores de ecossistemas possam se integrar e se conectar para a geração de negócios em inovação”, comenta Hugo Kantis, diretor do Prodem.

“A Open Innovation Week LATAM tem como foco a geração de parcerias de negócios entre corporações e startups, marca registrada da Oiweek desde sua primeira edição, realizada em 2008, desta vez com o objetivo de estreitar os relacionamentos entre os ecossistemas de toda a América Latina”, reforça Bruno Rondani. “Queremos mostrar que o Brasil está pronto e de braços abertos para parcerias de open innovation com os países da nossa região”, complementa.

Além de uma programação composta por keynote sessions, seminários e oficinas, a Oiweek LATAM e 13ST-Prodem contarão com o 2º Congresso Internacional de Casos de Inovação Aberta, com a apresentação de cases selecionados sobre as práticas e os impactos da inovação aberta na América Latina, além do Speed-Dating - reuniões de 20 minutos entre startups e corporações, com a proposta de promover negócios e projetos conjuntos em toda a América Latina.

A Oiweek LATAM e 13ST-Prodem é uma realização conjunta da 100 Open Startups, Prodem (Argentina) e Connect (Colômbia). As inscrições podem ser feitas pelo site 100os.net/13ST-Prodem_OiweekLATAM

Serviço
Oiweek e 13ST-Prodem
Data: 14 a 17 de maio, a partir das 9h
Local: Amcham Business Center - Rua da Paz, 1431 - Chácara Santo Antônio, São Paulo (SP)

Sobre a 100 Open Startups
A 100 Open Startups é uma plataforma de negócios em open innovation criada pelo Centro de Open Innovation Brasil e uma coalizão de 106 corporações pioneiras em inovação aberta no Brasil, Colômbia e Índia. Sua missão é fomentar ecossistemas de open innovation conectando startups, corporações e demais atores de inovação.

A Open Innovation Week - Oiweek é a principal plataforma de eventos dedicada à prática de open innovation do mundo. Criada pelo Centro de Open Innovation Brasil em 2008, realizou mais de 100 edições em 7 países em 4 continentes construindo uma comunidade de 200 mil praticantes de open innovation, em parceria com líderes locais.

O Ranking 100 Open Startups é a publicação anual que monitora, mede e premia a prática de open innovation com startups. Os critérios objetivos, baseados em dados primários do mercado, conferem credibilidade e o posicionam como referência no ecossistema de inovação, proporcionando alta visibilidade às corporações, startups e atores de ecossistema premiados.

Com objetivo de preparar e conectar o ecossistema de open innovation para um crescimento sustentável, a 100 Open Startups criou a Plataforma 100-10-1 Startups, focada em capacitar e engajar executivos de corporações no ecossistema de startups, por meio de uma metodologia prática de conhecimento, conversação, mentoria e conexão com startups.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.