10/05/2024 às 12h52min - Atualizada em 11/05/2024 às 00h00min

Projeto Educacional Mirante Cultural é destaque em Pirituba

Aulas gratuitas de reforço escolar, música, dança, teatro e artes plásticas fazem parte do cardápio

REJANE GUIMARãES
Mirante Cultural
Mirante Cultural

Projeto Educacional Mirante Cultural é destaque em Pirituba
Aulas gratuitas de reforço escolar, música, dança, teatro e artes plásticas fazem parte do cardápio

Localizada na zona noroeste de São Paulo e conhecida por sua rica história e diversidade cultural, a região de Pirituba, além de estar inserida em uma das áreas mais verdes da cidade, é também considerada um centro de diversidade cultural. Dentre seus cinco sub-bairros, o Vila Mirante abriga o Projeto Mirante Cultural, uma casa que tem por objetivo promover a educação e a cultura na comunidade.

Idealizado há dez anos por Rafael Ferreira, músico e pedagogo, o projeto é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) e já beneficiou mais de dez mil pessoas direta e indiretamente. Por meio de parcerias com escolas locais, instituições educacionais e poder público, o projeto oferece gratuitamente programas de reforço escolar, aulas de música, dança, teatro e artes plásticas. “O desejo que nós temos é de contribuir com as pessoas, ajudá-las a se desenvolver e aprender coisas novas. Eu sou músico e a primeira oficina do projeto foi uma oficina de música em parceria com outra associação”, diz Rafael.

Estimulado pela criatividade e expressão artística, a comunidade que frequenta o Mirante Cultural e demais bairros de Pirituba irão receber no próximo dia 18, a partir das 15h, a exposição intitulada ‘Família e Educação’. Esse evento reúne obras do artista plástico Sócrates Wesley, que vão ser exibidas no local e simultaneamente lançadas em livro também com o mesmo nome. “A exposição é composta por 12 quadros do Sócrates, 12 fotografias da Juliana Andrade e mais 12 poesias de minha autoria, todas essas obras expressam o ponto fundamental desse projeto que é a educação no ambiente familiar, vocês vão poder perceber a essência de cada quadro e a relação com o cotidiano de cada família retratada no livro”, afirma Rafael.
 
Vale ressaltar, que ainda é possível utilizar o espaço multiuso de forma gratuita no serviço à comunidade para palestras, rodadas de conversa, teatro e exposição artística. A biblioteca do local chamada de Lamparina é um “xodó” à parte, e conta com mais de dois mil artigos. O acervo tem servido de luz e referência na busca de novos aprendizados. Foi o que aconteceu com Davi, de 8 anos, que frequenta o Mirante Cultural há 2 anos. Sua mãe, Regiane de Paula diz que ele ama o projeto Lamparina, as sessões de cinema e as brincadeiras. “O Mirante não é apenas um local para passar o tempo, é um lugar de refúgio, carinho, cuidado e muito aprendizado”, conta Regiane. “Há um cuidado real com os alunos, suas famílias e a comunidade. Deveria haver um Mirante Cultural em cada bairro”, completa.

Para quem tem se interessar em conhecer mais sobre projeto, horário de funcionamento e suas atividades, basta acessar o site:

www.mirantecultural.com.br

Serviço:

Mirante Cultural
Rua Vicente Antônio de Oliveira, 202 – Vila Mirante
Pirituba – São Paulo – SP
Contato: (11) 2387 – 5100
E-mail: [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.