10/05/2024 às 05h31min - Atualizada em 10/05/2024 às 05h31min

Gorilas do Zoológico de BH estão de mudança para São Paulo

Ação tem foco no manejo e conservação de espécie ameaçada de extinção

Pablo Paixão - itatiaia.com.br
Suziane Nrugnara/PBH

Na próxima segunda-feira (13), o Zoológico de Belo Horizonte sofre uma redução em seu elenco de animais. A principal família do local, formada por quatro gorilas machos - Leon, Sawidi, Jahari e Ayo -, será transferida para o Anamilia Park, em Cotia, São Paulo.

A movimentação dos gorilas da capital mineira para São Paulo faz parte de um plano de manejo e conservação de uma espécie ameaçada de extinção. Além disso, a medida segue diretrizes estabelecidas pelo Programa Ex-Situ de Gorilas (GEPP) da European Association of Zoos and Aquaria (Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários, Eaza).

Atualmente, o Zoo de BH conta com sete indivíduos da subespécie. As fêmeas Imbi, Lou Lou (que vieram da Inglaterra) e o macho Leon (que veio da Espanha). Eles geraram os filhotes Sawidi, Jahari, Ayo e Anaya.

Com a transferência dos machos (Leon, Sawidi, Jahari e Ayo), o grupo passará a ser composto por Imbi, Lou Lou e Anaya.
As duas mães e a pequena deverão contar com um espaço mais amplo para retomar sua rotina. E, nos próximos meses, terão a chance de interagir com um macho da espécie que está sendo preparado para vir para o Zoo da capital.

Vale destacar que todos os procedimentos praticados no Zoo foram avaliados e considerados adequados aos padrões da EAZA. Isso significa que os “frutos colhidos” com esse primeiro grupo reprodutivo (sob cuidados humanos) na América do Sul é resultado de um intercâmbio contínuo entre as equipes das instituições envolvidas sob as orientações técnicas do programa de conservação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.