09/05/2024 às 11h41min - Atualizada em 09/05/2024 às 11h41min

Alerta vermelho: Onda de calor extrema atinge diversos estados do Brasil

Alerta vermelho para onda de calor nos estados brasileiros! Saiba quais estados são mais afetados e como se proteger.

- O Antagonista
Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “Grande Perigo” devido a uma intensa onda de calor que afeta diversos estados brasileiros. Este aviso sugere a possibilidade de temperaturas extremamente altas, que podem oferecer sérios riscos à saúde.

Quais estados estão mais afetados?
Até o final da tarde desta quinta-feira, estados como Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul estão sob o alerta máximo. Estas regiões vêm experimentando temperaturas cerca de 5°C acima da média para esta época do ano desde a última segunda-feira.

Situação nos estados com alerta amarelo e vermelho
Além do alerta vermelho, existem estados sob alerta amarelo e condições adversas que incluem riscos de tempestades e acumulado de chuvas em locais como Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Sul.

Alerta amarelo: Também é válido para outras partes do país, como Amazonas, Bahia, Pará, Pernambuco, Roraima, Amapá e Santa Catarina, devido a uma persistente onda de calor.
Recorde em São Paulo: A capital paulista, especificamente, bateu recordes de temperatura para o mês de maio, com os termômetros ultrapassando os 32°C nos últimos três dias.
Previsão do tempo para as capitais em alerta
Belo Horizonte (MG): Mínima de 19°C e máxima de 29°C para quarta-feira; mínima de 16°C e máxima de 29°C para quinta-feira.
Curitiba (PR): Mínima de 19°C e máxima de 30°C para quarta-feira; mínima de 17°C e máxima de 28°C para quinta-feira.
Cuiabá (MT): Mínima de 25°C e máxima de 36°C para quarta-feira; mínima de 26°C e máxima de 38°C para quinta-feira.
Campo Grande (MS): Mínima de 22°C e máxima de 35°C para quarta-feira; mínima de 22°C e máxima de 25°C para quinta-feira.
Goiânia (GO): Mínima de 18°C e máxima de 32°C para quarta-feira; mínima de 19°C e máxima de 33°C para quinta-feira.
Rio de Janeiro (RJ): Mínima de 20°C e máxima de 37°C para quarta e quinta-feira.
São Paulo (SP): Mínima e máxima constantes de 20°C e 32°C para quarta e quinta-feira.
Recomendações para enfrentar a onda de calor
Com o aumento das temperaturas, é essencial tomar medidas para garantir a saúde e o bem-estar. Hidratação frequente, evitar exposição direta ao sol nos horários mais quentes do dia e usar protetor solar são algumas das recomendações para lidar com esta onda de calor extremo. Fique atento aos alertas oficiais e cuide-se!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.