08/05/2024 às 19h23min - Atualizada em 09/05/2024 às 00h01min

Capim Dunamis é o líder do mercado de brachiarias híbridas no Brasil

A variedade desenvolvida pela Milagro Agro Brasil domina mais da metade do seu segmento e segue ganhando espaço.

Redação
Divulgação

Pouco mais de três anos após seu lançamento, a brachiaria híbrida Dunamis, desenvolvida pela empresa de tecnologia agrícola Milagro Agro Brasil, já é a líder em seu segmento, superando outras seis concorrentes. Atualmente, a área plantada de Dunamis corresponde a 52% do total plantado com brachiarias híbridas no país, uma validação do potencial desta variedade para a cobertura de pastagens.

A variedade, inclusive, tem atraído o público em feiras e eventos agropecuários no Brasil e no exterior, conquistando cada vez mais pecuaristas interessados em aumentar a produtividade de suas pastagens. A Dunamis esteve presente, por exemplo, na Agrishow 2024, maior feira de tecnologia agrícola do país, realizada em Ribeirão Preto (SP). Na ocasião, o espaço da Milagro contou com a presença do cantor e pecuarista Zezé Di Camargo, que é embaixador da marca.

Apesar de já dominar sozinha mais da metade do mercado de brachiarias híbridas, a Dunamis deve ser ainda mais utilizada nos próximos anos, com o crescimento expressivo da área plantada. Isso é o que prevê o diretor de Marketing e Vendas da Milagro Agro Brasil, Alexandre Hemza, que também destaca as diversas vantagens da Dunamis frente às concorrentes,

Hemza lembra que o uso de variedades híbridas ainda é recente, tendo se popularizado há pouco mais de uma década, o que deixa uma grande margem para o crescimento desse setor. “No Brasil, os híbridos representam por volta de 3% do mercado. Mas a expectativa é que eles representem 90% daqui a 20 anos”, explica. “A Milagro com certeza estará lá, liderando nesse segmento”.

Dentre as qualidades do capim Dunamis, Alexandre Hemza destaca a alta palatabilidade e a presença de estolões, que garantem um bom enraizamento e tornam a variedade útil para a função de descompactação do solo; tais características podem ser aproveitadas por pecuaristas em terrenos declivosos. mas também por agricultores que desejam melhorar a qualidade do solo para o plantio de diferentes espécies posteriormente. Também são vantagens da Dunamis:

  • Crescimento inicial muito superior ao da Marandu e da Decumbens;

  • Resistência à cigarrinha das pastagens;

  • Fácil adaptação a solos de baixa fertilidade. (de pH 4,8, enquanto a Marandu exige pH 5,5), solos arenosos e terrenos com alta declividade;

  • Melhor controle de erosões;

  • Maior tolerância à seca se comparada à Marandu;

  • Boa tolerância a períodos curtos de encharcamento do solo (15 a 30 dias) se comparada à Marandu (3 a 6 dias);

  • Tolerância a Rhizoctonia (um dos fungos causadores da morte súbita das brachiarias);

  • Facilidade de plantio em covas em solo arenoso e sem correção;

  • Teores de proteína bruta e digestibilidade superiores aos da Marandu.

Olhando para o futuro, Hemza destaca o compromisso da Milagro Agro Brasil com a inovação, assumindo o objetivo ambicioso de substituir amplamente as variedades mais comuns de brachiarias nas próximas duas décadas. Com sua abordagem, a empresa pretende tornar a pecuária mais produtiva e sustentável, possibilitando que alimentos de qualidade cheguem a cada vez mais pessoas. Para saber mais, acesse milagroagrobrasil.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.