07/05/2024 às 10h04min - Atualizada em 08/05/2024 às 00h01min

Especialista explica como a Inteligência Artificial pode ser aliada do ensino

De olho nas tendências educacionais, a Rede Pitágoras, da SOMOS Educação, aposta em solução com Inteligência Artificial para proporcionar grandes avanços no processo de ensino e aprendizagem

Julia Vitorazzo
Freepik

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o cenário mundial em diversos aspectos. No âmbito da educação, não é diferente. Neste contexto, a Rede Pitágoras, sistema de ensino presente em mais de 400 escolas brasileiras e que usa tecnologias para potencializar os processos educacionais, considera as soluções embasadas em IA fundamentais para complementar o papel do educador, ao possibilitar de maneira eficiente a análise de dados sobre o desempenho das turmas, bem como de cada aluno, de maneira individualizada. 

 

A Rede Pitágoras faz parte da  SOMOS Educação, um dos principais grupos de educação básica do Brasil, que acaba de lançar a Plurall IA, sua Inteligência Artificial projetada especialmente para potencializar a qualidade e a eficiência dos serviços de educação oferecidos. A expectativa é que a solução impacte positivamente o processo de ensino e aprendizagem e o dia a dia de professores e alunos. Para se ter uma ideia, por meio desta IA, é possível identificar maneiras de personalizar as aulas, de acordo com as habilidades e ritmos específicos de cada estudante, tornando o trabalho desempenhado pelo professor ainda mais eficiente.  

 

“A Inteligência Artificial facilita gamificações mais engajadoras e, para os professores, otimiza tempo na preparação de aulas, conteúdos, sínteses, provas e, até mesmo, predições mais eficientes”, explica Bruno Brusco, diretor de produtos digitais e tecnologia educacional da SOMOS Educação. Segundo ele, a Inteligência Artificial não visa substituir o papel dos educadores, mas sim complementar, oferecendo ferramentas para aprimorar o processo educacional. O papel do professor, desta forma, continua sendo crucial para orientar, motivar e inspirar os alunos nas matérias.  

 

Ensino personalizado 

 

Um dos principais ganhos do uso de Inteligência Artificial na educação, conforme observa o diretor de produtos digitais e tecnologia educacional da SOMOS Educação é a possibilidade de oferecer uma experiência de aprendizado personalizada. Neste sentido, explica Brusco, a adoção de IA na educação apresenta dois caminhos: o primeiro deles é a assistência ao professor, também chamada de teacher assistant, e o segundo está relacionado à tutoria direta ao aluno. 

Na prática, ao analisar o perfil de cada estudante, a solução consegue adaptar o material didático às suas necessidades específicas. “Isso significa que os alunos podem avançar em tópicos que dominam rapidamente e receber apoio adicional em áreas onde enfrentam desafios. Essas ferramentas podem, inclusive, auxiliar na organização dos estudos, sugerindo cronogramas e lembrando prazos de tarefas e projetos”, detalha.  

  

Por meio de diagnósticos assertivos, a IA compõe diversas formas de aprendizagem, assim como provas, vídeos, imagens e áudios, criando personalizações individualizadas. Desta forma, a indicação de trilhas de aprendizagem se torna cada vez mais precisa, ajudando o estudante que tem mais dificuldade e potencializado o ensino aos que precisam de mais desafios.  

Plurall IA  

A Plurall é uma plataforma digital de ensino, agora aprimorada com recursos de Inteligência Artificial, e aprendizagem já consolidada no mercado educacional, com mais de 4,5 milhões de alunos, e mais de 400 mil professores foram embarcados.  

“Na primeira fase, a Plurall IA ajudará na produtividade dos professores para preparar aulas, gerar conteúdo para lousa/projeção, imagens, questões, provas, além, é claro, de facilitar o estudo do aluno. Em uma segunda etapa, focaremos na personalização da aprendizagem dos estudantes e, na terceira fase, alvejaremos a geração de insights e predição para intervenções pedagógicas”, sintetiza Bruno. “As escolas parceiras da Rede Pitágoras já têm acesso a plataforma Plurall e poderão se beneficiar de tudo que a Plurall IA oferece “, destaca o diretor.  

Conheça os 4 benefícios do uso de inteligência artificial na educação, de acordo com o especialista: 

  • 1 - Aprimorar a experiência de aprendizado: com programas adaptativos, os alunos podem aprender no seu próprio ritmo, reforçando áreas onde têm dificuldades e avançando mais rapidamente nas que dominam. 

  • 2 - Facilitar o acesso à educação: ferramentas de IA podem oferecer recursos educacionais a estudantes em locais remotos ou com recursos limitados, democratizando o acesso ao conhecimento. 

  • 3 - Melhorar a eficiência dos professores: automatizando tarefas administrativas e de avaliação, a IA libera os professores para se concentrarem no que realmente importa: ensinar e inspirar seus alunos. 

  • 4 - Preparar para o futuro: ao integrar a IA na educação, é possível preparar os jovens para um futuro em que a tecnologia e a Inteligência Artificial serão partes integrantes de todas as profissões. 

 

Rede Pitágoras: O Sistema de Ensino conta com uma metodologia própria e usa tecnologias que potencializam os processos educacionais. Com mais de 57 anos de tradição, está presente em mais de 400 escolas, beneficiando mais de 120 mil alunos, abarcando desde o desenvolvimento de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio até o desenvolvimento de educadores e lideranças educacionais. O Sistema faz parte da Somos Educação e recentemente renovou sua identidade visual e incorporou mudanças pedagógicas que acompanham os novos tempos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.