02/05/2024 às 10h51min - Atualizada em 06/05/2024 às 00h00min

Rede pública de Aratiba conta com metodologia de ensino que já impactou milhões de brasileiros

Alunos da cidade gaúcha contam com o Programa MenteInovadora, responsável por alavancar as habilidades socioemocionais de 7,3 milhões de pessoas, como parte da grade extracurricular

Redação
Divulgação - Mind Lab
A cidade gaúcha de Aratiba, a 396km de Porto Alegre, se destaca no cuidado com a educação na rede pública. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, repete a parceria de sucesso com a Mind Lab, referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que estrutura o Programa MenteInovadora, de metodologia reconhecida internacionalmente e com diversos resultados de sucesso no Brasil. A iniciativa visa impulsionar os índices educacionais dos estudantes do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais (de 1º a 4º ano). Todas as escolas já são beneficiadas pelo modelo, que está no Brasil desde 2009 e já impactou 7,3 milhões de pessoas. Ao todo, quase 1.400 alunos e 93 professores já foram impactados ao longo da parceria.

Este é o terceiro ano consecutivo em que os estudantes e o corpo docente da rede pública de Aratiba têm acesso à metodologia. Para 2024, cerca de 220 alunos serão diretamente beneficiados com o Programa, que tem como objetivo principal desenvolver as habilidades socioemocionais por meio de jogos e abordagens lúdicas no ensino.

Entre os itens, materiais didáticos compostos por "Livro da Família", com orientações para explorar o jogo em casa e ampliar os impactos pessoal, familiar e social no desenvolvimento das crianças, "Livro do Aluno", com atividades planejadas e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o desenvolvimento de competências que facilitam o aprendizado de conteúdos curriculares e "Jogoteca", com tabuleiros e peças de jogos integrados ao livro, que estimulam a cultura maker e a autonomia na construção do conhecimento.

Para o sucesso do Programa, todos os professores com acesso à metodologia passaram por um treinamento fornecido pela própria Mind Lab. Os instrutores capacitaram os pedagogos com conteúdos que abordam a importância das competências socioemocionais na infância e na vida adulta, a relação delas com o aprendizado da educação básica e as soft skills que são valorizadas no mercado de trabalho. Toda a rede pública de Aratiba já aplica a metodologia desde o início do ano letivo, em janeiro.

"A parceria com Aratiba revela uma preocupação da Secretaria de Educação do município em fornecer um projeto extracurricular aos seus alunos. Para nós, é muito gratificante levar a nossa metodologia à cidade por mais um ano. Os estudantes da rede pública e os professores já aplicam os conteúdos fornecidos. Esse apoio auxilia e acelera o desenvolvimento dos alunos, tornando as novas gerações mais preparadas para lidar com os desafios educacionais ao longo da vida", afirma Thiago Zola, Head de Produtos e Serviços da Mind Lab.

Os materiais da Mind Lab já estiveram presentes em mais de 10 mil escolas, de 17 estados brasileiros, atingindo instituições educacionais públicas e privadas. Em duas décadas, desde sua fundação, a proposta já ajudou a capacitar 220 mil professores no Brasil.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.