05/05/2024 às 16h46min - Atualizada em 06/05/2024 às 00h00min

Yoga contra o estresse para mulheres. Saiba como usar a respiração para combatê-lo

O estresse é um dos grandes problemas da nossa sociedade atual e é necessário pensar em como controlá-lo, afirma a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut

MF Press Global
© Divulgação/Freepik

O Brasil é um dos países mais estressados do mundo, de acordo com um levantamento feito em 2017 pela Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil), cerca de 70% da população brasileira ativa apresenta sintomas de estresse.

De acordo com a professora de Yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, o estresse, apesar de ser uma resposta natural do organismo, está totalmente desregulado atualmente, principalmente pelo estilo de vida moderno.

“O estresse é uma resposta natural do corpo humano, que sempre foi fundamental para a sobrevivência, mas devido a mudanças de hábitos e estilo de vida, ele tornou-se cada vez mais desregulado, podendo evoluir para um estado crônico, algo que afeta com mais intensidade as mulheres, em grande parte por questões como responsabilidades sociais e dupla jornada de trabalho”, explica.

Pranayama e controle do estresse

O pranayama, técnicas respiratórias do Yoga, são um pilar importante para o controle do estresse no dia a dia, conta Bruna Tiboni Kaiut.

“O pranayama é uma técnica de controle da respiração na yoga, que ajuda no controle emocional, de estresse e ansiedade. Nossa respiração é importante para a nossa saúde, por isso, saber controlá-la bem é importante”.

“A respiração alternada, também conhecida como Nadi Shodhana, é uma técnica de respiração do Yoga para reduzir o estresse. Para praticar, sente-se confortavelmente e feche a mão direita, deixando o polegar pressionando a narina direita e o dedo anelar pressionando a narina esquerda. Alterne a respiração, bloqueando uma narina enquanto inspira e expira pela outra. Repita do outro lado. Essa prática equilibra o sistema nervoso, acalma a mente e promove um estado de relaxamento profundo”, explica Bruna.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.