03/05/2024 às 13h03min - Atualizada em 04/05/2024 às 00h01min

Cibra, JBS e Infinity conquistam Troféu Roberto Hiraishi de Sustentabilidade, no 31º Prêmio Embanews

Empresas celebram reconhecimento pelo projeto "Big Bag Sustentável", para transporte de insumos agrícolas

Redação
https://www.cibra.com/
Divulgação

A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, em parceria com a Ambiental, unidade de negócios da JBS com foco em economia circular, e a Infinity, que faz a coleta, reciclagem e reprocessamento de resíduos plásticos provenientes do campo, conquistam o Troféu Roberto Hiraishi 2024, na categoria de Sustentabilidade, no 31º Prêmio Embanews, o mais respeitado e antigo do setor. O reconhecimento é resultado do projeto “Big Bag Sustentável”, que visa transformar materiais reciclados em embalagens para armazenamento e transporte de insumos agrícolas. A iniciativa contribui para ampliar a coleta e logística reversa de big bags no campo, além de aumentar os índices de reciclagem e remanufatura de plástico.

Promovido anualmente pela Revista Embanews, o prêmio elege inovações que contribuem para a evolução da cadeia de embalagem no país. O objetivo é incentivar e difundir o desenvolvimento de processos, design, aplicações, tecnologias, máquinas e materiais que assegurem novas perspectivas para a produção e o uso de embalagens.

"Estamos orgulhosos da conquista e de fazer parte desse esforço conjunto em prol de um futuro mais sustentável. Além de reduzir o desperdício e contribuir para a conservação de recursos naturais, o projeto colabora para a mitigação das mudanças climáticas", ressalta Cristina Oliveira, diretora de Gente e Sustentabilidade da Cibra.

Para Thuany Taves, gerente executiva da Ambiental, a parceria é importante, por estar em linha com os grandes objetivos da empresa. “A parceria com a Cibra reforça o conceito de economia circular, presente em toda a cadeia de negócios do grupo JBS, e agrega valor, desde a coleta dos resíduos até o retorno dos big bags sustentáveis produzidos com a resina PCR”, afirma.

Escopo da parceria 

No escopo do projeto, a Infinity assume a responsabilidade pela coleta, triagem e prensagem dos resíduos e embalagens, encaminhando-os à Ambiental, que faz o processo de industrialização. Nesse estágio, os resíduos dos big bags coletados nos campos são transformados em resina PCR de alta qualidade, pronta para ser aplicada na fabricação de novos big bags sustentáveis.

“Com a parceria, levamos aos clientes a garantia da correta destinação dos resíduos da produção agrícola, que além de não se perderem, serão reinseridos na cadeia produtiva do agronegócio, ao se transformarem em big bags sustentáveis”, salienta José Leal, diretor executivo da Infinity.

No primeiro ciclo, a Cibra homologou cinco toneladas de resina da Ambiental para a Embrasa, empresa responsável pela produção de cinco mil big bags. Esse volume é composto por 50% de resina reciclada.

A Cibra também apoia a iniciativa, disseminando a prática na cadeia. A empresa conecta clientes interessados em participar do processo de logística reversa, realizada pela Infinity, e fabricantes de big bags que desejam adquirir as resinas PCR da Ambiental. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.