02/05/2024 às 15h34min - Atualizada em 04/05/2024 às 00h01min

Projeto “Geração Música” oferece oficinas musicais gratuitas para crianças e adolescentes de Jacobina/BA

As oficinas ocorrerão, entre os meses de maio e setembro, em três instituições da cidade

Da redação
Divulgação

A 2ª edição do projeto “Geração Música”, que consiste na produção e circulação de oficinas musicais gratuitas para crianças e adolescentes de escolas públicas de todo Brasil, acontecerá entre 04 de maio e 14 de setembro, em três instituições de Jacobina (BA).

 

As turmas de Jacobina (BA) contempladas nesta edição receberão instrumentos musicais, como pandeiro e violão, que posteriormente serão doados para as instituições. A prática pedagógica tem o intuito de oferecer iniciação musical e musicoterapia.

 

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço, além de orientar os participantes com deficiências. Ao término do curso, no mês de setembro, os alunos realizarão uma apresentação musical para os familiares, amigos e toda a comunidade, celebrando todo o aprendizado, com acompanhamento dos músicos-professores.

 

É notório o impacto da música no desenvolvimento motor, socioemocional e cognitivo das crianças e jovens. Dessa forma, seu ensino é obrigatório nas escolas básicas do Brasil, porém, há entraves na aplicação do ensino, como baixa formação de profissionais, bem como dificuldade de adquirir instrumentos e equipamentos.

 

O principal objetivo do projeto "Geração Música" é solucionar esse problema, por meio de uma extensa formação, que entrega especializações e instrumentos para escolas da rede pública. A iniciação à música é um processo terapêutico, com desenvolvimento lógico-cognitivo, proporcionando integração, proatividade e escuta. Serão realizadas 3 turmas, com 19 aulas ao todo, contemplando 30 alunos cada.

 

A introdução à teoria e prática musical aos jovens e crianças é uma ferramenta poderosa para a saúde individual e coletiva, uma vez que atua na redução da violência escolar e ampliação das oportunidades de vida ao público, além de promover uma transformação real na vida de cada um.

 

“O projeto Geração Música está alinhado ao nosso compromisso de Investir nas comunidades e contribuir para o desenvolvimento da região. Por isso, investimos em iniciativas que visam contribuir com a saúde, educação e lazer em nossa região”, explica Edvaldo Amaral, Gerente Geral da Jacobina Mineração. O pioneirismo na área da sustentabilidade tem sido uma das grandes marcas da mineração baiana nos últimos anos. A Jacobina Mineração (JMC) é a primeira empresa brasileira a ser reconhecida pela da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como Empresa ESG, feito que atesta as ações sociais, ambientais e de governança da companhia.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto "Geração Música" terá produção da Sancell Produções, patrocínio da Jacobina Mineração e Instituto Pan American e apoio da Komedi Projetos e Webka. Será realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Reconstrução e União.

 

1ª edição do projeto Geração Música

 

A 1ª edição do projeto "Geração Música" ocorreu em 7 cidades, em 4 estados diferentes, com impacto de 720 crianças e adolescentes. Ao longo de 6 meses, cada turma participou dos encontros de formação musical nas escolas, que contemplou também um kit de instrumentos. Ao todo, foram 24 turmas formadas, que realizaram apresentações para a comunidade e família.

 

Sobre a Jacobina Mineração: A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.

 

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

 

Serviço:

Geração Música 2 em Jacobina/BA

Início: 04/05 - 10:00 às 11:30

Última aula: 14/09

Local: Centro de Educação e Cultura do Itapicuru - CECI

Endereço: Rua Central, S/N, Povoado de Itapicuru, Jacobina/BA.

 

Início: 06/05 - 9h às 10h30

Última aula: 09/09

Local: Associação Solidária de Nazaré

Endereço: Avenida Centenário, nº 464, Nazaré, Jacobina/BA.

 

Início: 06/05 - 14h às 15h30

Última aula: 09/09

Local: CRAS - Pontilhão

Endereço: Rua do Pontilhão, s/n, Pontilhão, Jacobina/BA.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.