02/05/2024 às 16h07min - Atualizada em 03/05/2024 às 00h00min

Constelações Familiares Sistêmicas - Um caminho inovador na terapia moderna

Daniela Dias Montenegro
divulgação

Alvo de polêmicas, uma terapia de grupo com encenação, conhecida como “Constelação Familiar” ou “Constelação Sistêmica”, é um método de terapia alternativa baseado em elementos da terapia familiar. A prática é considerada terapêutica, pois busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações.

Alguns psicólogos, médicos e terapeutas adotaram o método e incorporam como prática interativa e complementares à saúde.

“Como psicóloga clínica há quase 30 anos, testemunhei mudanças notáveis na área da Psicologia”, afirma Solange Gomes, psicóloga, terapeuta e especialista em constelação familiar sistêmica. “Quando comecei meus estudos, a formação em Psicologia demandava um compromisso de seis anos de estudo, um período que parecia longo e desafiador na época. Hoje sei que foi apenas o começo de uma jornada contínua de aprendizado. Vi e vivi mudanças significativas tanto no estudo, quanto na vida cotidiana.”

Novas abordagens terapêuticas surgiram, impulsionadas pelos avanços na neurociência, psicofarmacologia e tecnologia. A compreensão dos transtornos mentais evoluiu, adotando uma abordagem mais holística e centrada no paciente. E o estigma em torno da saúde mental gradativamente se dissipa. Há três décadas, a Psicoterapia era vista como um recurso curativo, um privilégio para poucos e, para a maioria das pessoas, psicoterapia era até mesmo estigmatizada. Quem imaginaria então a terapia online, conectando um terapeuta a vários clientes em diferentes países num mesmo dia.

A neurociência tem desvendado os mistérios do cérebro, oferecendo insights valiosos sobre nossos processos cognitivos, emocionais e comportamentais. Essa base científica sólida abre portas para tratamentos mais eficazes e personalizados, como enxergar e cuidar das dores que antes passavam despercebidas. Já a psicologia Positiva foca não apenas nas dificuldades, mas também nas forças e recursos pessoais que promovem o bem-estar e a resiliência. Enfatizando o cultivo de emoções positivas, como gratidão e esperança, ela é uma aliada valiosa na busca pelo florescimento humano.

E como a cereja do bolo, as constelações familiares surgem como uma poderosa ferramenta terapêutica. Originada da terapia familiar sistêmica, com performance do psicodrama, ela permite explorar as dinâmicas familiares, identificar padrões de comportamento e encontrar resoluções para questões emocionais profundas. Além disso, o cliente não precisa se expor demasiadamente e o processo, em si, é muito rápido, tornando-se uma terapia breve, focada em uma queixa.

Apesar de não regulamentada, quando conduzida por profissionais capacitados, em geral médicos ou psicólogos, sua eficácia é inegável, proporcionando insights valiosos e transformadores para aqueles que buscam ajuda.

“Como uma psicóloga curiosa, abraço a complexidade e diversidade da mente humana, vendo cada avanço como uma oportunidade para oferecer um suporte ainda mais eficaz aos meus clientes”, afirma Solange Gomes e acrescenta “nestes mais de 10 anos como facilitadora nas constelações sistêmicas tenho me encantado com os resultados profundos e duradouros”.

Conheça mais sobre a psicóloga e terapeuta Solange Gomes no Instagram e pelo site:

Instagram: @solangemesquitagomes

Site: https://solangemesquitagomes.com/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.