30/04/2024 às 10h53min - Atualizada em 02/05/2024 às 00h01min

Conheça os sete pilares para cuidar de si de maneira eficiente

O conjunto de ações para cuidar de nós mesmos, tanto física quanto mentalmente, inclui hábitos saudáveis, como comer bem, fazer exercícios regularmente e garantir uma boa noite sono.

Assessoria Cia Athletica
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Cia Athletica

A criação de uma rotina de autocuidado deve ser feita de forma personalizada. As pessoas devem levar em consideração suas necessidades individuais, agendas e preferências ao elaborar um plano de autocuidado. Não se trata de seguir tendências, mas sim, de encontrar práticas que ressoem com a rotina, tornando-as sustentáveis a longo prazo.

Para ajudar na construção do cronograma de autocuidado, recomendamos algumas atividades para ajudar a criar este hábito: 30 minutos de atividade física diárias; leitura relaxante antes de dormir; banho com luz baixa; desconectar das telas 30 minutos antes de dormir; alongamentos; tempo de qualidade consigo mesmo; pausas curtas do trabalho ao longo do dia; aprendizado pessoal; sono regular; tempo ao ar livre.

“Autocuidado é, basicamente, o conjunto de coisas que fazemos para cuidar de nós mesmos, tanto física quanto mentalmente. Isso inclui hábitos saudáveis como comer bem, fazer exercícios regularmente, garantir um bom sono e cuidar da nossa saúde mental. Além disso, o autocuidado envolve dedicar um tempo para fazer atividades que nos dão prazer, seja ler um livro, ouvir música ou ter um hobby. A ideia é procurar um equilíbrio na nossa vida, buscando manter corpo e mente saudáveis. Lembre-se, não é egoísmo cuidar de si mesmo, é uma necessidade para ter uma vida mais feliz e saudável.”, afirma Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica. 

Os 7 Pilares do autocuidado

Esse ato de amor por si próprio pode se manifestar de várias formas, mas existem alguns pilares principais que orientam essa prática, para que você saiba ao que realmente precisa dar atenção na hora de focar na sua vida equilibrada. Conheça os tipos de autocuidado: 

Alimentação consciente | O que ingerimos tem um impacto direto em nossa saúde física e mental. Autocuidado começa pelo prato. Priorize alimentos nutritivos, ricos em vitaminas e minerais. Faça refeições atento a tudo, qualidade, quantidade e ritmo de mastigação, prestando atenção nas sensações do corpo e evitando comer de forma impulsiva.

Atividade física regular | O corpo humano foi projetado para se movimentar. A prática regular de atividades físicas não só fortalece os músculos, mas também libera endorfinas, promovendo uma sensação de bem-estar. Encontre uma atividade que você goste, seja dança, yoga, caminhada, ginástica de relaxamento ou musculação, o importante é que ela faça parte da sua rotina.

Conhecimento sobre sua saúde | Você é a pessoa responsável por cuidar de si mesma, por isso que entender o próprio corpo e suas necessidades é de suma importância. Este pilar incentiva a busca por informações sobre hábitos saudáveis, sintomas existentes e práticas preventivas, a fim de que a sua saúde caminhe junto com seus novos hábitos. 

Autoconhecimento | É necessário compreender a si mesmo em todos os aspectos. Buscar entender sobre suas emoções, limitações e desejos contribui para decisões mais alinhadas com o próprio bem-estar e te mostra o caminho para se sentir realizada com seus feitos.  Acompanhamento psicológico e de bem-estar é imprescindível para uma saúde completa. 

Eliminação dos vícios | Cigarro, álcool, excesso de comida, tudo pode ser considerado prejudicial se usado de maneira descontrolada. Identificar e abandonar hábitos nocivos, sejam eles relacionados a substâncias ou comportamentos, é fundamental para construir uma base sólida de autocuidado. O seu corpo não precisa dos vícios, eliminá-los é um ato de autocuidado.

Manutenção da boa higiene | A boa higiene é essencial para a preservação da saúde. Inclui práticas diárias como cuidados com a pele, dentes e corpo, contribuindo não apenas para a saúde física, mas também para a autoestima. Quando estamos limpos e saudáveis nos sentimos renovados e com disposição, e a saúde e beleza andam de mãos dadas com essa sensação de bem-estar. 

Evitar consumo de medicamentos não prescritos | Por fim, o sétimo pilar destaca a cautela ao evitar o consumo de medicamentos não prescritos. Autocuidado também envolve a consciência sobre a automedicação, o ideal é que qualquer desconforto ou doença recorrente seja tratada junto com profissionais da saúde e buscando orientação correta. Farmácia não é lugar para passear! Evite o consumo de remédios e foque em se cuidar, assim você terá uma saúde completa. 

“Comece o seu autocuidado com aquilo que você tem controle, que tal 30 minutinhos de musculação como o primeiro passo? Além disso, há diversas modalidades que você pode fazer para potencializar os resultados, desde dança a yoga, escolha o que mais faz sentido para o seu estilo de vida.”, ressalta Marques.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há 38 anos e conta com 16 unidades em operação nas 5 regiões do país, tendo se firmado como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos de cuidar das pessoas. É uma academia completa para todas as fases da vida: do bebê ao bisavô, e tem no seu DNA o compromisso de fazer o aluno sair sempre melhor do que entrou.

A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. 

Foi a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), oferecendo também um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 20 piscinas, sendo 10 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

Sempre em linha com as novas tendências, hoje a rede de academias disponibiliza para os seus alunos uma infraestrutura de primeira: localização privilegiada pela comodidade e segurança, equipamentos de última geração, ambientes exclusivos para diversas modalidades esportivas e todas as idade, professores especialistas e tecnologia a favor da melhor experiência do aluno como o CiaOn: aplicativo de celular que reúne diversas funcionalidades, como a grade de horário das aulas, agendamento de serviços, os treinos elaborados pelos professores e agora também o CIA GO (aulas e treinos virtuais).

Mais informações: https://www.ciaathletica.com.br

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

Myrian Vallone - [email protected] / Cel. +55 11 98378.3888

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