30/04/2024 às 12h53min - Atualizada em 01/05/2024 às 00h01min

Dia Internacional das Meninas nas TIC: Mais perto de um futuro digital inclusivo

Oracle celebra dia com ações na América Latina

Veronica Andrade
https://www.oracle.com/br/
Divulgação
São Paulo, 26 de abril de 2024 – Uma das consequências diretas da globalização e da digitalização, além dos múltiplos benefícios como o imediatismo e o acesso à informação, é a necessidade de desenvolver novas habilidades nos profissionais do futuro. No caso específico da indústria de tecnologia, que a cada dia anuncia diferentes inovações aplicáveis a outras indústrias, habilidades como gestão e entendimento de Inteligência Artificial, design de experiência do usuário, cibersegurança e análise de dados são cada vez mais necessárias entre as habilidades que as grandes empresas do setor buscam em seus candidatos.

Da mesma forma, é cada vez mais importante reconhecer que, embora nos últimos anos várias ações e iniciativas tenham sido avançadas para incluir gênero, especialmente mulheres, em uma indústria tradicionalmente masculina, ainda é uma prioridade para as empresas de tecnologia encontrar ferramentas e espaços para reduzir a lacuna de gênero desde cedo. Da mesma forma, foi demonstrado que cada vez mais meninas e mulheres jovens estão procurando se preparar para fazer parte da indústria de tecnologia, já que o Relatório Go Student sobre o Futuro da Educação 2023 revelou que 71% das novas gerações de meninas entre 14 e 16 anos querem que mais tecnologia seja incluída em seus currículos em suas escolas, para se preparar melhor para o seu futuro emprego.

Para assumir um papel cada vez mais ativo na digitalização, meninas e futuros profissionais devem ter espaços onde possam desenvolver suas habilidades em programação, análise de dados, inteligência artificial, cibersegurança e design de experiência do usuário, entre outros. Estas competências irão permitir não só participar ativamente na economia digital, mas também contribuir para a inovação e o desenvolvimento tecnológico em vários setores. Nesse sentido, e reconhecendo a importância do papel ativo das mulheres na indústria, a Oracle apoia todas as meninas e jovens mulheres em seu desenvolvimento com seus programas de treinamento como o Oracle Next Education (ONE) que visa treinar todas as suas alunas em tecnologia e conectá-las com o mercado de trabalho, preparando-as para desenvolver programas, aplicativos e mídias sociais.

Por meio do ONE, a empresa promoveu o desenvolvimento de mulheres como a argentina Viviana Roa, que encontrou no programa a oportunidade de deixar o emprego em um supermercado para focar em se tornar uma desenvolvedora Full Stack, demonstrando uma forte atração por tecnologia e a intenção de continuar se especializando. Já a brasileira Thaís Silva, que conta sua experiência, "descobri minha paixão pela programação graças a esse programa, que me levou a encontrar uma oportunidade de trabalho em uma empresa de tecnologia, para mim essa experiência é como a realização de um sonho". Também, a colombiana Pilar Stella Navarro Mesa, após participar do programa ONE, aprimorou suas habilidades como desenvolvedora Front-end e encontrou um emprego para uma empresa canadense, o que lhe deu segurança e novas oportunidades profissionais na área de tecnologia.

Da mesma forma, por meio do Oracle Academy, com seu foco em fornecer recursos e materiais didáticos para ajudar educadores e alunos a adquirir habilidades em tecnologia e ciência da computação, com o objetivo de promover a educação tecnológica desde cedo e preparar os alunos para carreiras na área de tecnologia da informação,  a empresa de tecnologia tem apoiado mulheres como a brasileira Simone Maria Viana Romano que, como professora, enfatiza a importância das habilidades em banco de dados e tecnologia no mercado de trabalho, destacando o papel fundamental do Oracle Academy na preparação dos alunos para esse ambiente, abrindo oportunidades de trabalho para aqueles que, de outra forma, não teriam entrado no mundo profissional. Por outro lado, Evelyn Ramírez, professora coordenadora da Costa Rica, destaca a aplicabilidade das habilidades de programação em outras disciplinas, especialmente na integração bem-sucedida da programação nos estudos sociais e no aprendizado de ciências, fazendo uso de ferramentas como "Alice" e "Greenfoot" para tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. Enquanto isso, Catalina Barbeyto, especialista em banco de dados no México, concluiu que "a oportunidade proporcionada pelo programa Oracle Academy Cloud facilitou o acesso a recursos de computação de alto nível para meus alunos, fornecendo-lhes acesso gratuito ao Oracle Cloud e ferramentas de desenvolvimento como Oracle APEX e SQL Developer para trabalhar com o banco de dados autônomo da Oracle".

Finalmente, como parte da comemoração deste dia, o Oracle Academy implementou, pelo sexto ano consecutivo, uma série de workshops de programação com robôs Java e Finch, que foram realizados simultaneamente ontem, 25 de abril, na Costa Rica, Porto Rico, México, Brasil, Chile e Colômbia com jovens de instituições de ensino que fazem parte do programa; com o objetivo de incentivar a escolha de carreiras em Tecnologia da Informação entre jovens estudantes do ensino médio que ainda não decidiram seu futuro acadêmico. A iniciativa faz parte do trabalho apaixonado do programa, que há mais de 6 anos inspira meninas e jovens mulheres para carreiras tecnológicas.

Sobre a Oracle:
A Oracle é uma empresa de tecnologia em nuvem que fornece as organizações infraestrutura de computação e software para ajudá-las a inovar, desbloquear eficiências e se tornarem mais eficazes. Referência no gerenciamento de bancos de dados e servidores para empresas, escolas e governos ela foi a primeira e única empresa a criar um banco de dados autônomo do mundo para ajudar a organizar e proteger os dados de seus clientes.

Entre suas soluções está a Oracle Cloud Infrastructure, projetado para que as empresas possam mover cargas de trabalho facilmente de sistemas locais para a nuvem e entre a nuvem e o local e outras nuvens. Os aplicativos Oracle Cloud fornecem aos líderes empresariais aplicativos modernos que os ajudam a inovar, alcançar crescimento sustentável e se tornarem mais resilientes. Desde sua criação vem se desenvolvendo e criando infinitas histórias de possibilidades, por isso seu portfólio possui ferramentas como por exemplo Java, ERP e CX, além de serviços de consultoria, treinamento e suporte.

Fundada pelos engenheiros Larry Ellison, Bob Miner e Ed Oates, a Oracle é uma empresa norte-americana com sede na cidade californiana de Redwood City. Possui mais de 46 anos no mercado e atualmente emprega mais de 135 mil funcionários, comercializa seus produtos em 145 países atendendo aproximadamente 400 mil empresas e organizações em todo o mundo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.