30/04/2024 às 12h28min - Atualizada em 01/05/2024 às 00h00min

ZEISS VISION CENTER inova ao capacitar profissionais para o atendimento de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e síndrome de Down 

Em parceria inédita com o Instituto Jô Clemente (IJC), a rede de óticas iniciou o treinamento de seus consultores para que proporcionem uma experiência individualizada e inclusiva

Redação
targetsp.com.br
Imagem de Freepik

     A ZEISS VISION CENTER será a primeira rede de varejo do setor óptico a oferecer atendimento diferenciado para pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down. Em março, teve início o treinamento dos consultores ópticos das mais de 130 lojas espalhadas por todas as regiões do Brasil, realizado em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), organização sem fins lucrativos que é referência nacional na inclusão, promoção da saúde e defesa dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras.  

     A ação vai ao encontro da missão da ZEISS Vision Brasil - oferecer um atendimento personalizado, que utilize as últimas tecnologias da área para recomendar as lentes mais adequadas a cada cliente. O objetivo é assegurar que crianças e adultos neurodiversos sejam recebidos por consultores ópticos que conheçam as características de cada condição e, dessa forma, estejam aptos a proporcionar uma boa experiência de compra. Os profissionais da ZEISS VISION CENTER terão melhor percepção das demandas das pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e síndrome de Down, o que se traduzirá em um olhar mais atento à maneira pela qual se comunicam com elas, bem como ao ambiente ao seu redor enquanto são atendidas, no intuito de torná-lo adequado, amigável, funcional e confortável. 

     “É nossa responsabilidade contemplar as necessidades de pessoas com deficiência durante o processo de escolha da armação e lentes de grau, para que se sintam acolhidas e respeitadas. Com a formação, nossos profissionais estarão habilitados a se comunicarem com elas de maneira efetiva, o que as auxiliará a tomarem decisões com mais autonomia”, afirma Marcelo Frias, diretor de varejo da ZEISS VISION CENTER. “Nos orgulhamos em receber a capacitação do IJC, instituição reconhecida nacional e internacionalmente, que nos dá confiança para seguirmos com esse propósito”, completa. 

     "É importante que empresas se comprometam com a inclusão e diversidade. Por isso, reconhecemos a importância de a ZEISS VISION CENTER ter capacitação de sua equipe de atendimento pelo IJC para acolher adequadamente as pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo. Essa parceria permitirá não apenas contribuir para uma sociedade mais inclusiva, mas também a atender melhor às necessidades de cada pessoa, promovendo um ambiente mais acolhedor e igualitário", destaca Victor Martinez, supervisor do serviço de Educação e Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC). 

     De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, crianças com síndrome de Down são mais propensas a apresentarem alterações oculares como erros de refração - miopia, hipermetropia e astigmatismo -, que exigem correção por meio de lentes de grau. “Esse é mais um motivo para sensibilizarmos nossos lojistas e promovermos o conhecimento que desmistifica preconceitos”, avalia Frias. A expectativa é de que, até junho de 2024, consultores de todas as lojas da rede sejam capacitados pelo IJC. 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.